diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Engenhão: Deputados requerem acesso aos laudos técnicos da cobertura

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Engenhão: Deputados requerem acesso aos laudos técnicos da cobertura


Preocupada com os últimos acontecimentos que culminaram na interdição do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que avalia o Legado que a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 irão deixar para o Rio de Janeiro, após sua realização, realizaram uma visita ao estádio no último dia 8. 

Os deputados Arolde de Oliveira (PSD), Alessandro Molon (PT), Liliam Sá (PSD) e Marcelo Matos (PDT) fizeram uma reunião com Sérgio Landau, diretor executivo do Botafogo Futebol e Regatas, clube que detém a concessão do estádio. "Constatamos que o nível de desinformação é muito grande sobre os reais riscos, que só a prefeitura e o consórcio têm acesso até o momento", protestou o deputado Arolde de Oliveira.

Participaram da reunião o Presidente do Conselho Regional de Engenharia (CREA-RJ), Agostinho Guerreiro, e o 1º Vice-Presidente da entidade Luiz Antonio Cosenza, além do engenheiro Samuel Chuster, especialista em estruturas. Foram discutidos os problemas desde a falta de luz até o ponto principal que é o risco envolvendo a estrutura da cobertura do estádio. "Nós estamos apurando os problemas anteriores, mas, nosso foco é analisar a situação para que isso não se repita nos outros estádios da Copa e das Olimpíadas", destacou Arolde.


Requerimento dos documentos

Após a reunião, os parlamentares decidiram elaborar um requerimento pedindo toda a documentação, desde o projeto, passando pelo cronograma de execução das obras do estádio olímpico. "Mas o mais importante são os três laudos técnicos sobre a estrutura da cobertura que levaram à interdição. Com estes em mãos, poderemos saber o que fazer para responsabilizar os culpados e tomar as providências", disse.

O engenheiro responsável pelo projeto da cobertura do Engenhão é também o profissional que responde pelas coberturas do Castelão, em Fortaleza, e da Arena Pantanal, em Cuiabá. "Esse episódio servirá para podermos alertar também a outros estádios sobre os possíveis problemas que eles poderão enfrentar no futuro", concluiu o parlamentar. (Redação)

Nenhum comentário: