diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Arolde de Oliveira quer CPI para investigar visitas às reservas indígenas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Arolde de Oliveira quer CPI para investigar visitas às reservas indígenas

Arolde quer entender o que faz o Rei da Noruega com os índios (Heleno Rezende)

Em plenário, o deputado Arolde de Oliveira sugeriu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as constantes visitas de autoridades estrangeiras às reservas indígenas do Brasil. A sugestão foi motivada após o rei da Noruega, Harad V, visitar várias tribos, especialmente as da Raposa Serra do Sol, em Roraima, e não avisar as autoridades brasileiras.
O parlamentar quer apurar o que esta acontecendo nesta e em outras reservas indígenas. “Que interesse tem um rei em vir ao Brasil sem dar nenhum conhecimento às autoridades. Ali temos uma nação com milhares de índios, uma das maiores do Brasil, com cultura própria e território predeterminado. Falta apenas aparecer um rei da Noruega e proclamar a independência por meio de um indígena local. Essa questão, no mínimo, tem de ser explicada”, destacou.

Arolde ressaltou que matéria veiculada pelo jornalista Reinaldo Azevedo em seu blog, na terça-feira (23), afirma que a associação ianomâmi Hutukara só repassará informações sobre o interesse do rei norueguês na reserva após o fim da missão. (PSD Câmara/Redação)

Nenhum comentário: