diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Bancada do PSD debate reforma política com relator da proposta

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Bancada do PSD debate reforma política com relator da proposta


A bancada do PSD reuniu-se na última quarta-feira, 3, com o relator da Reforma Política, deputado Henrique Fontana. Arolde de Oliveira (RJ), que comandou o debate, considerou importante e essencial a discussão, pois para ele, o partido fica preparado para futuras decisões sobre o tema.

“Essa oportunidade nos deu condições de provocarmos uma nova rodada de perguntas e aprendermos mais sobre o tema. Isso nos dará subsídios para, internamente, o partido se preparar e decidir o seu rumo”, avaliou Arolde.

Henrique Fontana apresentou os principais pontos da reforma aos deputados pessedistas e destacou que a reunião foi produtiva. “Ocorreram reivindicações dos parlamentares do PSD que inclusive podem alterar parte do relatório", avaliou Fontana.

Segundo o relator, o desenho da proposta da reforma política está restrito a cinco pontos. O primeiro é o financiamento público exclusivo, em que as campanhas serão financiadas com recursos de um fundo criado com esse fim específico.

A pauta também inclui o fim das coligações nas eleições proporcionais, um ponto defendido por Arolde "e que acabará com grande e desnecessário número de partidos, extinguindo os partidos nanicos".  A inclusão da assinatura digital para os projetos de lei de inciativa popular e a coincidência das eleições presidenciais, federais, estaduais e municipais também constam da proposta.



O último item envolve o sistema eleitoral, com lista flexível. Arolde diverge da proposta "Esse método reforça o poder das dinastias partidárias, ou dos donos dos partidos, além de consolidar, pela via clientelista, o esquema de vassalagem ao partido do Governo", considerou. (PSD Câmara/Redação)

Nenhum comentário: