diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Hoje é o Dia Mundial da Água

quinta-feira, 22 de março de 2012

Hoje é o Dia Mundial da Água


Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data traz à memória da comunidade internacional sobre a importância deste recurso mais básico da existência humana. Uma pessoa seria capaz de suportar até 200 dias sem comer. Sem água, porém, a resistência é bem menor: após cerca de 36 horas o organismo começa a entrar em colapso. Água é essencial para a saúde e o bem-estar dos seres humanos como indivíduos, sociedade, nações e como comunidade global.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira, 22, audiência pública para debater o Pacto das Águas. O pacto prevê a união entre o governo federal, o Congresso, as instituições públicas e privadas e as organizações civis para o fortalecimento da gestão integrada da água no Brasil. Os principais problemas e desafios que os países enfrentam para cumprir o direito humano de acesso à água, em qualidade e quantidade necessárias à vida. A previsão da ONU é de que, em 2025, a falta de água afetará um em cada cinco países, atingindo a vida de 3 bilhões de pessoas. O Brasil possui 20% da água potável do planeta.

O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe. Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte. (Redação)

Nenhum comentário: