diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Deputado Arolde envia indicação ao Poder Executivo sobre os vidros de segurança dos carros em caso de acidentes

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Deputado Arolde envia indicação ao Poder Executivo sobre os vidros de segurança dos carros em caso de acidentes


Em casos de acidentes automobilísticos um dos grandes causadores de ferimentos aos passageiros são as partes envidraçadas. Com o impacto, elas se partem e podem atingir gravemente os ocupantes dos carros. Por isso, o Conselho Nacional de Trânsito já estabeleceu por lei (Resolução nº 254/2007) os dois tipos de vidros que podem ser utilizados: os laminados (foto acima) e os temperados (foto abaixo). O vidros de segurança laminados são obrigatórios nos pára-brisas e opcionais das demais partes envidraçadas, podendo ser substituídos pelos temperados. No entanto, para o deputado federal Arolde de Oliveira a medida não protege completamente os passageiros. A intenção do parlamentar é estender a obrigatoriedade para todas as partes envidraçadas dos carros.

A diferença
Para isso, o deputado enviou uma indicação ao Ministério das Cidades requerendo uma revisão na norma. "Embora o vidro temperado seja considerado, também, um vidro de segurança, ele estilhaça em caso de acidente, o que não acontece com o laminado, que é formado por duas lâminas de vidro e uma camada intermediária de uma película com alta resistência elástica", escreveu o parlamentar. Em caso de acidente, essa película absorve o impacto de objetos que provoquem a quebra do vidro, assim como segura os estilhaços, não permitindo que eles se espalhem, o que evita ferimentos nos ocupantes do veículo. "o vidro laminado tem um melhor isolamento acústico, devido ao efeito amortecimento das ondas sonoras entre as placas de vidro e bloqueia 99% dos raios UV transmitidos", completou. (Redação)

Nenhum comentário: