diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Seguridade aprova TV e rádio com fone de ouvido

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Seguridade aprova TV e rádio com fone de ouvido

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (3) o Projeto de Lei 7033/06, do deputado Arolde de Oliveira (atualmente Secretario Municipal de Transporte do Rio de Janeiro), que obriga as indústrias a instalar nos aparelhos de rádio e de televisão saídas de áudio para fones de ouvido. A proposta também determina que os fones tenham ajuste independente de volume.


O projeto original prevê que as saídas de fone de ouvido sejam instaladas em pelo menos metade dos aparelhos produzidos. Mas a comissão aprovou emenda do relator, deputado Dr. Nechar (PV-SP), que amplia a exigência para todos os aparelhos de rádio e televisão produzidos no País.

Segundo o autor, o objetivo é facilitar o acesso das pessoas com deficiências auditivas leves ou moderadas aos programas de rádio e TV. Ele argumenta que o projeto é uma alternativa viável, de baixo custo e que traria ganhos significativos.


Estatísticas


Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que aproximadamente 3 milhões de brasileiros - cerca de 1,5% da população - têm deficiências auditivas. "Pesquisas científicas recentes demonstram que a deficiência auditiva acomete, de alguma forma, cerca de 70% dos idosos, constituindo um dos mais importantes fatores de sua desagregação social e queda na qualidade de vida", acrescentou o relator.

Se o projeto for transformado em lei, as indústrias terão 90 dias para se adaptarem à nova exigência.

(Portal da Câmara dos Deputados)

Um comentário:

sadraque albino disse...

Em meio as turbulencias no congresso nacional nesses ultimos meses, encontramos ainda parlamentares que estao preocupados com a vida coletiva da nossa sociedade. tal materia é de extrema necessidade pra todos, independente da deficiencia auditiva, o conforto a ser proporcionado vira de forma satisfatoria. felicito o deputado por esta manifestacao de respeito e carinho à nossa populacao tao desgastada.