diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Ônibus no fim de semana é grátis

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Ônibus no fim de semana é grátis

Os cariocas vão poder andar de graça nos ônibus municipais do Rio durante os fins de semana. A novidade está prevista no novo programa de relacionamentos que vem sendo desenvolvido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Fetranspor). Para ser beneficiado com o prêmio de viagem grátis, o usuário do RioCard Expresso terá que andar de ônibus diariamente, de segunda a sexta-feira.

“Para controlarmos isso, decidimos criar um novo tipo de cartão eletrônico, o RioCard Expresso, que substituirá o dinheiro no pagamento das passagens. Através dele, teremos como verificar a rotina de uso do passageiro e liberar sua passagem pelas roletas dos coletivos nos fins de semana”, detalhou o presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira.

Segundo ele, as viagens feitas com RioCard comum e vale-transporte não serão computadas para a concessão do benefício.

Se tudo der certo, a Fetranspor já poderá colocar em prática o projeto no início do ano que vem. O principal objetivo da medida é frear a perda de passageiros para o transporte alternativo e atrair mais usuários.

Diferentemente dos RioCards tradicionais, que só podem ser usados duas vezes no mesmo ônibus 30 minutos após a primeira passagem pela roleta, o portador do novo cartão poderá pagar os bilhetes para toda a família viajar junta, no mesmo coletivo. Não haverá restrições de tempo ou volume de uso das passagens.

O presidente da Fetranspor acredita que o RioCard Expresso deve provocar um aumento de até 30% no volume de passageiros transportados pelos ônibus, que atualmente é de um milhão de usuários diariamente.

“Esta é uma maneira não só de valorizarmos e manter cada vez mais fiéis os nossos clientes, como também de atrair novos usuários que hoje usam outros meios de transporte para se locomover”, destacou Lélis.

O lançamento do novo RioCard Expresso, ainda sem a viagem grátis, está marcado para o dia 16. Carregado inicialmente com R$ 40 em créditos, ele será recarregável. O novo programa estará disponível para compra nas lojas das três maiores redes de supermercados do Rio – Pão de Açúcar, Sendas e Extra —, em agências bancárias, bancas de jornais e até por telefone, através do serviço de televendas.

(O Dia online)

Nenhum comentário: