diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Secretário fala ao Bom Dia Rio sobre a reabertura do Rebouças

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Secretário fala ao Bom Dia Rio sobre a reabertura do Rebouças

Os 190 mil veículos que passam pelo túnel diariamente vão encontrar caminho livre nesta quarta-feira. O trânsito permaneceu normal durante o início da manhã. Na pista sentido Norte-Sul, o tráfego ficou um pouco mais intenso, mas não houve congestionamento. A galeria Norte-Sul, que ficou fechada por sete dias, está liberada, mas a Secretaria Municipal de Obras não descarta a possibilidade de fechar novamente a galeria, caso o tempo mude e aconteçam fortes pancadas de chuva.

Pouco antes das 5h, garis da Comlurb terminaram de limpar as galerias. Na hora marcada, a CET-Rio liberou as entradas no Rio Comprido e na Lagoa.

Na segunda-feira e na terça-feira, o túnel foi aberto parcialmente, com um esquema alternativo. De manhã, no sentido Sul-Norte. E no meio da tarde, invertia para Norte-Sul. Os acessos no Cosme Velho, entre as duas galerias, vão permanecer fechados durante todo o período de obras emergenciais. Os operários que fazem a contenção da encosta vão trabalhar durante a madrugada. Acesso ao Cosme Velho continua fechado Arolde de Oliveira, secretário municipal de Transportes, explica o novo esquema de trânsito após a reabertura do Rebouças.

Bom Dia Rio - O acesso ao Cosme Velho está fechado. Há previsão para a reabertura?
Arolde de Oliveira - Enquanto persistirem as obras civis na encosta, imagino que o acesso deverá ficar fechado porque essa é uma área de acesso ao Cosme Velho. Vamos fazer uma reavaliação após os feriados, e então com engenheiros nós vamos ver o que podemos fazer. Vai depender da quantidade de caminhões e equipamentos que tenham que circular para dar suporte à obra.

O Túnel Rebouças voltou ao normal?
Acabou o sufoco, acabou a tensão, a prefeitura entrega de volta à população a sua principal via de conexão Norte-Sul.

O túnel vai ficar aberto 24 horas ou vai fechar em alguns períodos para obras?
Nesta semana e na próxima, o túnel deve ficar aberto 24 horas. Depois, iniciam-se as manutenções normais, semanais, que fazemos nas galerias. Temos que fazer toda semana.

Por causa dessa obra, do muro de contenção, ele não fecha?
Não, o túnel não fecha mais. A população motorizada tem a tranqüilidade de que a segurança é absoluta. Nós não abriríamos se houvesse um mínimo de risco para o motorista.

A faixa reversível da auto-estrada Lagoa-Barra também volta ao normal hoje?
Sim, já está voltando ao normal. Quem vier para a cidade pode se utilizar da faixa reversível Lagoa-Barra em São Conrado, está tudo normal. A cidade está normal, exceto o acesso ao Cosme Velho, este nós não temos condições de reabrir. Eu peço à população que costuma circular por aqui que tenha paciência por mais algumas semanas, que é o período de conclusão da obra da encosta. Não adianta insistir, é altamente arriscado.
(Bom Dia Rio, 31/10)

Nenhum comentário: