diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Corredor de ônibus para aliviar Rebouças

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Corredor de ônibus para aliviar Rebouças


Prefeitura aposta na nova ligação entre Barra e Penha, mas especialista diz que isso é pouco

Rio - A prefeitura aposta no Corredor T5 — que fará a ligação da Barra à Penha com ônibus expressos — para reduzir o fluxo de veículos no Túnel Rebouças, por onde passam 190 mil veículos por dia. Especialistas de trânsito, porém, não crêem que só o T5 poderá aliviar o Rebouças. Ontem, em seu ex-blog, o prefeito Cesar Maia defendeu o T5 como caminho para o Rio deixar de ser refém do túnel. “É fundamental acelerar a construção do corredor, de forma a garantir a redução do fluxo da Barra ao Centro”, escreveu.

Na próxima semana, Cesar deve mandar à Câmara de Vereadores projeto de lei que regulamenta a ocupação ao longo da nova via, que custará R$ 630 milhões. O edital de licitação está pronto e aguarda só a conclusão de estudo sobre as desapropriações, que deverá custar R$ 140 milhões. “Vamos licitar ainda este ano”, prevê o secretário de Transportes, Arolde de Oliveira.

Para Arolde, a nova via pode ser alternativa para moradores da Baixada e subúrbio do Rio que costumam ir à Barra passando pelo Centro. O T5 fará integração com três ramais de trem (Deodoro, Belford Roxo e Saracuruna) e com a Linha 2 do metrô, em Vicente de Carvalho.

“Não se pode fazer ações isoladas, mas buscar soluções definitivas que dependem de planejamento de trânsito para a cidade e o Grande Rio”, argumenta Ronaldo Balassiano, engenheiro de trânsito. Ele lembra que é fundamental melhorar o transporte público. “Só assim as pessoas deixarão o carro em casa”, defende.

O Rebouças foi inaugurado há 40 anos com duas pitas para 70 mil veículos por dia. Na década de 80, perdeu o acostamento e ganhou mais uma pista nos dois sentidos, o que aumentou a capacidade para 110 mil carros. Hoje, está sobrecarregado: 190 mil veículos diários. No horário de rush, a via expressa recebe 76 mil carros.

O T5 será exclusivo para ônibus. O projeto prevê veículos articulados com capacidade para levar 380 mil passageiros por dia. O Terminal Alvorada, na Barra, deve ganhar bilheterias e roletas. Será construído terminal, no Largo da Penha. O projeto começou a ser elaborado em 2003. Em abril, Arolde chegou a prometer abrir a licitação em um mês.

Outro projeto analisado para melhorar o trânsito é o Metrô sobre Pneus, que criaria oito linhas de ônibus em faixas exclusivas. Uma delas ligaria a Zona Sul à Barra, via orla. Nenhuma empresa apresentou proposta em licitação, no início do ano.
(O Dia)

Um comentário:

Guilherme Marcatti Vizane disse...

Acho válido este projeto. Fico feliz de saber que estão buscando melhorias para fazer as pessoas deixarem o carro em casa e pegar um transpote de massa de fato. Nada como um grande evento (Copa e Olimpíadas) para estimular essas mudanças.
Mas eu ando sempre pensando como fazer para o trânsito melhorar. Já pensei em por que não reunir em consórcios de empresas de ônibus que circuram pelas mesmas vias e transportar em ônibus articulado em intervalos pequenos substituindo aqueles comboios enormes nas principais vias da zona sul (avenidas N.S.de Copacabana, Barata Ribeiro, Visconte de Pirajá, Ataulfo de Paiva, Prudente de Morais, General San Martin, Jardim Botânico, Voluntários da Pátria e São Clemente).
Poderia também fazer a Lagoa (Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa) circular só em um sentido. Com duas pistas no mesmo sentido (anti-horário) com a pista junto à lagoa sendo expressa e a junto aos prédios, local. Eleminaria os sinais luminosos e colocaria-se agulhas para passar de uma pista à outra.
Gostaria de saber da viabiliade dessas propostas.