diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Causas: Erosão ou vazamento

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Causas: Erosão ou vazamento






A mais provável causa do deslizamento de 7 mil toneladas de terra do Túnel Rebouças é a erosão do solo aliada à forte chuva que caiu na cidade. A Prefeitura do Rio, no entanto, investiga possível vazamento em tubulação da Cedae que passaria sobre a galeria.

Técnicos da Geo-Rio informaram que vistorias nas encostas são feitas semanalmente, baseadas, porém, em observações visuais. O Secretário Eider Dantas, lembrou que a favela que ficava acima do túnel foi removida da região em 1996 e toda a área foi reflorestada, também foi construído um muro de contenção.

De acordo com a Geo-Rio, não havia como prever o deslizamento. O geotécnico da Coppe/UFRJ Maurício Ehrlich afirma que encostas em áreas-chave para a cidade, como o rebouças merecem um monitoramento, mas como não há chuva assim há muito tempo, foi esquecido.

O Secretário de Transportes Arolde de Oliveira recomenda que a população utilize o transporte público. Quem precisa sair de carro deve ficar atento às alternativas para fugir dos engarrafamentos.

Quem vem da Barra para o Centro deve passar pelo Alto da Boa Vista até o bairro do Maracanã, passando pela Haddock Lobo na Tijuca, Frei Caneca até chegar a Presidente Vargas.

Do Centro para a Zona Sul, deve passar pelo túnel Santa Bárbara e Laranjeiras.

Os pontos de alagamento comnuns nesta época são:

Na Zona Norte: (Maracanã e Tijuca) Av. Radial Oeste, Rua Eurico Rabelo, Rua Afonso Pena, Rua Ibituruna, no entorno da Estação Saens Pena, Estação Afonso Pena e Praça da Bandeira.

No Centro: Av Francisco Bicalho, Av. Mem de Sá, Av. Marechal Floriano, Rua dos Inválidos, Av Gomes Freire, Rua do Lavradio.
(Fotos: Eliane Carvalho)

Nenhum comentário: