diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: GPS para fiscalizar frota de táxis

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

GPS para fiscalizar frota de táxis

Sistema proposto vai servir para aumentar controle de 32 mil carros

Rio - A Secretaria Municipal de Transportes planeja implantar até o fim do ano chip de identificação e aparelho de localização via satélite (GPS) na frota de 32 mil táxis da cidade. Além de ajudar na repressão aos veículos ilegais, estimados em 8 mil, a iniciativa tem o objetivo de racionalizar a fiscalização dos permissionários. “A tecnologia permite, por exemplo, identificar motoristas que estejam obstruindo as vias à espera de passageiros”, explica o secretário, Arolde de Oliveira.

Nesses casos, o fiscal mais próximo poderá ser chamado para autuar o motorista. “A fiscalização será mais inteligente”, acrescenta Arolde. Nesse sistema, o GPS servirá somente para a localização do veículo. A princípio, o motorista não poderá utilizá-lo como guia para chegar em endereço desconhecido.

Já o chip de identificação trará informações sobre o veículo (vistorias, pagamento de impostos e multas) e do motorista (permissão e habilitação). Os dados poderão ser repassados ao centro de controle operacional da secretaria junto com a localização do carro.

O Sindicato dos Taxistas do Rio de Janeiro aprova a iniciativa, mas não acredita que vá resolver o problema dos piratas. “Monitorado, haverá menos roubos de táxis, e o seguro deve diminuir de valor”, comenta José de Castro, diretor do sindicato.

“No entanto, a medida coíbe parcialmente a pirataria, pois o dispositivo só se aplica aos táxis caracterizados como amarelinhos ou especiais. No Rio temos cerca de 3 mil carros funcionando como táxis sem caracterização”, acrescenta.

PUBLICIDADE POLÊMICA

A idéia é depois estender o projeto para ônibus e vans. O secretário garante que a prefeitura não arcará com nenhum custo. “Nas próximas semanas, vamos fechar projeto para que empresas possam explorar publicidade nos táxis, em troca de custear o projeto”, planeja o secretário de Transportes.

A proposta, no entanto, não é bem aceita entre os taxistas, que têm na publicidade nos veículos uma fonte de renda extra. “A prefeitura deve arcar com o custo, pois ela é a responsável pela fiscalização dos táxis”, defende José de Castro.

ESTADO TEM ATÉ MAIO PARA INICIAR INSTALAÇÃO DE CHIPS EM CARROS

Os Detrans de todo o País têm até maio para iniciar a a implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav). O sistema é baseado em um chip que traz informações sobre o veículo e pode ser utilizado em blitzes inteligentes.

O prazo foi estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deu mais 42 meses para que toda a frota esteja equipada.

O Contran ainda estuda, porém, a tecnologia que deverá ser utilizada. A idéia é que o sistema seja o mesmo em todo o País, para que veículos possam ser fiscalizados em todos os estados do território nacional.

A cidade de São Paulo começou a testar o sistema esta semana. Cerca de 2.500 antenas capazes de ler as informações do chip serão instaladas na cidade. O Detran-RJ aguarda a conclusão do teste e a definição da tecnologia para implantar o sistema no Rio.

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, planeja que, no futuro, os chips sejam usados para multar motoristas por excesso de velocidade. “Vamos acabar com o hábito de se reduzir a velocidade apenas quando o carro passar pelo radar”, acredita. A medida, porém, depende de regulamentação.

(O Dia Online)

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