diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Dia Mundial sem Tabaco: pouco a comemorar

terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco: pouco a comemorar



Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco, mas o cigarro segue como um dos produtos mais vendidos no mundo, apesar de ter, em sua composição, mais de 4 mil substâncias tóxicas que podem causar não somente o câncer, mas problemas cardíacos, diabetes e até depressão. A luta contra o cigarro, no Brasil, já produziu frutos, ainda que pequenos.

Já podemos comemorar os resultados de campanhas antitabagistas iniciadas há quase duas décadas. As mortes provocadas pelo cigarro – apesar da fiscalização ainda incipiente em relação ao fumo em lugares parcialmente abertos no Rio – já diminuíram cerca de 20% no país, e continuam caindo. Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que, nos últimos cinco anos, o percentual de fumantes baixou de 16,2% para 15,1% da população.

Pesquisa Datafolha feita para a Aliança de Controle do Tabagismo mostra que 75% dos brasileiros aprovam a proibição de aditivos como menta e chocolate em cigarros. A pesquisa foi feita para aferir quais são as melhores medidas para reduzir o consumo de cigarro entre jovens e adolescentes. O aumento de imposto para cigarros teve apoio de 76% dos entrevistados, e o fim da publicidade em bares e outros pontos de venda, de 78%. Os aromas de menta, chocolate e morango são adicionados ao cigarro com um único objetivo, segundo Agenor Álvares, diretor da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária): "Como o tabaco tem um gosto ruim, esses aromas facilitam a iniciação ao cigarro. O aditivo é um truque sujo para conquistar os jovens". A Souza Cruz nega que o alvo sejam os jovens.

A Anvisa faz uma consulta pública sobre o tema, com vistas a proibir os aditivos. O mentol, o mais comum deles, diminui o desconforto da nicotina ao reduzir a irritação na garganta, por conta de seu efeito anestésico. Nos cigarros com teores mais baixos, ele tem uma função adicional: aumenta a potência da nicotina, segundo pesquisas da FDA, agência do governo do EUA que cuida de drogas e tabaco. Redação

Nenhum comentário: