diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Comissão de Catástrofes Climáticas da Câmara reúne-se na Alerj

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Comissão de Catástrofes Climáticas da Câmara reúne-se na Alerj

Deputado Arolde, da Comissão Especial para Catástrofes Climáticas, com o presidente da CPI da Alerj, Deputado Luis Paulo


A Comissão Especial _ Medidas Preventivas Diante de Catástrofes Climáticas da Câmara dos Deputados foi recebida agora à tarde na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que trata do assunto.

A CPI é presidida pelo Deputado Luis Paulo Correia da Rocha e a reunião contou com a presença dos relatores das duas comissões, além dos representantes dos órgãos públicos diretamente comprometidos com as conseqüências da catástrofe da Região Serrana.

Em minha opinião, mais de 90% das catástrofes naturais em nosso país são decorrentes ou do excesso ou da falta de chuvas. E isso foi plenamente mapeado na realidade nacional.

O excesso de chuva causa enchente dos rios e canais e afetam a população ribeirinha. Também causam deslizamentos de encostas e enchentes urbanas por excesso de permeabilização do solos. As populações mais afetadas são as mais pobres e socialmente excluídas.

A falta de chuva provoca secas prolongadas com danos materiais para a agricultura e pecuária, causando a migração de populações. E também acarreta a terceira catástrofe: incêndios dos serrados e das florestas.

É importante a consideração desses fatos na prevenção, a partir do mapeamento nacional e com providências de responsabilidade dos órgãos de Defesa Civil das Prefeituras municipais.

Em relação às conseqüências da catástrofe da Região Serrana, o importante nessa fase, a cargo das autoridades públicas (do governo estadual e governos municipais), diz respeito às providências para realocar as populações deslocadas pelas enchentes.

Deputado Arolde de Oliveira

Nenhum comentário: