diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Cristãos Evangélicos Neopentecostais ultrapassam os islâmicos na África

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cristãos Evangélicos Neopentecostais ultrapassam os islâmicos na África

A África tem em torno de 900 milhões de habitantes em 30 milhões de km², ou 20% da terra firme do Planeta. As Américas têm 42 milhões de km² e população semelhante.

Na África, hoje, cerca de 45% da população são Cristãos Evangélicos, quase sempre Neopentecostais. Os Muçulmanos são cerca de 40%. Os de religiões de origem africana são cerca de 15%. Dados da Universidade El Jadida de Marrocos. Ocorreu na África o mesmo que ocorreu nas Américas: as religiões espíritas de origem africana foram sendo substituídas (especialmente entre os mais pobres) pelo cristianismo neopentecostal.

Os Cristãos de todas as vertentes são 2 bilhões no mundo todo. 20%, ou 400 milhões estão na África. Cem anos atrás eram 2% do total de cristãos, ou uns 10 milhões.

Em 31 países da África o Cristianismo é predominante, contra 21 países de predominância Islâmica e 6 de religiões de origem Africana.

A origem do cristianismo neopentecostal na África é de ex-escravos nos Estados Unidos, já cristãos pentecostais, que remigraram para a África. Os Cristãos Evangélicos Pentecostais organizam-se como tal na Morávia, depois de expulsos pelos católicos de Praga..., na Guerra dos 30 anos. Daí se expandem para a Inglaterra e em seguida para os Estados Unidos, inclusive sendo adotado por escravos e ex-escravos.

(Fonte: ex-blog Cesar Maia)

Nenhum comentário: