diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro completa 150 anos

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro completa 150 anos

A Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro completou na última quinta-feira, 12, 150 anos de sua fundação. Fundada em 1862 sob a tutela do reverendo norte-americano Ashbel Green Simonton, sua catedral localizada na Rua Silva Jardim, no Centro do Rio é tombada pelo patrimônio histórico e integra o roteiro turístico da cidade. Para a comemoração, um ato cívico-religioso foi realizado com a presença de autoridades eclesiásticas, governamentais, diplomatas e representantes das forças armadas. O deputado Arolde de Oliveira participou da cerimônia e foi condecorado com o Medalhão do Sesquicentenário da Igreja, assim como as demais autoridades presentes.Dentre elas, destacou-se a presença do prefeito da cidade, Eduardo Paes; o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos e líderes parlamentares evangélicos como os deputados federais Arolde de Oliveira e Lilian Sá.
A deputada estadual Graça Pereira e as senadoras do Paraguai Ada Solalinde e Lilian Graciela Samaniego também marcaram presença. Eduardo Paes valorizou a identidade da Catedral com a cidade do Rio de Janeiro. “É uma igreja que tem uma história fantástica com ligações com a nossa cidade. A catedral é belíssima e um patrimônio histórico da nossa cidade”, disse o prefeito.
Representante da frente parlamentar evangélica no Congresso Nacional, o deputado federal Arolde de Oliveira valorizou a conquista de espaço dos evangélicos na política. “Há 150 anos, esses missionários chegaram ao Rio e plantaram as sementes, que germinaram, cresceram e hoje colhemos. Já somos mais de 70 deputados de ordem evangélica. Espero que nos próximos 150 anos tenhamos os 513 deputados congregando em alguma igreja”, comemorou o parlamentar.
Os Correios lançaram um selo comemorativo em homenagem à data. O selo, o primeiro de 2012, tem tiragem de 300 mil unidades e valor facial de R$ 1,60. A Casa da moeda lançou também medalhas comemorativas, cunhadas em ouro, prata e bronze. Ainda foi lançada a pedra fundamental do novo do novo prédio que será erguido contendo documentos, livros, jornais, o selo, uma medalha de bronze e a Bíblia Comemorativa do Sesquicentenário da primeira igreja de ordem protestante a se instalar no Brasil. (Blog Informativo Rio/Redação).


Nenhum comentário: