diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Reunião do G-20, um fato do globopopulismo

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Reunião do G-20, um fato do globopopulismo

Quem cometeu a tolice de imaginar que a cúpula do G-20 iria iniciar uma nova era na economia mundial, marcada pela desglobalização, mais uma vez ficou a falar sozinho. O capitalismo não foi enterrado e tampouco o mercado excluído como fonte primordial de felicidade. O que mudou foi apenas o anúncio do ensaio de uma maior estatização das relações econômicas, tendo na demagogia o principal fator de intervenção.
Na prática isso significa o predomínio do que chamo de globopopulismo. Como os líderes mundiais perceberam que são incapazes de conter a crise financeira por meio das medidas econômicas, resolveram deslocar para o plano político a administração do problema e adotaram fórmula adversa ao normalmente recomendado em situações dessa natureza.
Em vez da conservação do silêncio para não potencializar os efeitos da crise, elegeram a estratégia da realização de discursos e da concessão de entrevistas. Discursos para anunciar providências sempre vultosas, mas imateriais e contaminadas pelo efeito Conceição. A exemplo do US$ 1 trilhão de dólares que ninguém sabe ninguém viu. Entrevistas, para emprestar personalidade ao ilusório. (Extraído do artigo do Senador Demóstenes Torres (DEM-GO), publicado no Blog do Noblat, hoje, 8/4)

Nenhum comentário: