diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Espaço Ambiental/ Camada de Ozônio

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Espaço Ambiental/ Camada de Ozônio

A camada de ozônio é um filtro natural que protege o planeta de níveis indesejáveis de radiação ultravioleta, proveniente do sol. Raios ultravioleta em excesso podem acarretar sérios prejuízos à saúde do homem e ao meio-ambiente em geral. Estudos realizados nas últimas décadas apontam que a camada de ozônio estaria sendo eliminada em grande parte pelo cloro presente nas substâncias denominadas clorofluorcarbonos, o CFCs.
Cientistas estimam que uma única molécula de CFC teria capacidade de destruir até 100 mil moléculas de ozônio. Os CFCs são utilizados em aerossóis pressurizados, em compressores pela indústria de refrigeração, em processo de expansão de espumas e na limpeza de aparelhos eletrônicos.
A indústria tem muitos motivos para usar esses gases: são baratos, tem baixíssima toxidade, não são inflamáveis nem corrosíveis e possuem certa estabilidade química na baixa atmosfera. E essa última característica é que permite aos CFCs subirem intactos até a estratosfera, onde reagem com as moléculas de ozônio.
Alguns fatores naturais também ajudam a degradar a camada de ozônio. É o caso de algumas substâncias contidas em erupções vulcânicas e mares, embora se pondere que esses elementos sempre existiram, enquanto que a destruição da camada de ozônio seria fato recente. De qualquer forma, só é possível intervir sobe as emissões causadas pelo homem e esta é atualmente a grande prioridade da comunidade internacional. O planeta merece a mudança de atitude de cada um de nós. Faça a sua parte.
Deputado Arolde de Oliveira

Nenhum comentário: