diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: A crise econômica e o viés político nas informações

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A crise econômica e o viés político nas informações

Observando o noticiário aparentemente contraditório em relação à crise econômica mundial, o Deputado Arolde de Oliveira explicou:
“A atividade econômica e todas as outras a ela relacionadas, especialmente, a financeira, fazem parte de um processo social, por isso os parâmetros de avaliação nunca são exatos, são estatísticos e, muitas vezes, empíricos. Em consequência, a avaliação traz uma grande margem de erro, o que acarreta insegurança e incerteza.
Pode parecer, à primeira vista, que existem abordagens contraditórias no noticiário. Mas não é isso; elas se diferenciam, segundo o padrão e os parâmetros de avaliação empregados.
As equipes técnicas do Governo sabem que a crise tem um viés político. E esse fato afeta a economia, e todo resto da sociedade, inclusive a mídia.
O viés político é tão relevante que se a avaliação do governo for positiva, as informações tenderão a ser também mais otimistas. Se a avaliação for negativa, as informações tenderão a ser mais pessimistas. Num caso e no outro, essa avaliação repercutirá na atividade econômica. "

Nenhum comentário: