diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: OAB pede suspensão do Novo Código Penal

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

OAB pede suspensão do Novo Código Penal

No final do mês de agosto, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), o Instituto Manoel Pedro Pimentel, da Universidade de São Paulo, e o Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais — ITEC publicaram manifesto sobre o PLS 236/2012, que trata da reforma do Código Penal, tecendo pesadas críticas àquele texto e pedindo o sobrestamento do projeto de lei.

Esta semana foi a vez da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que veio a público pedir a suspensão da tramitação do novo Código Penal. Seu Presidente, Ophir Cavalcante, assim se pronuncia em vários trechos do manifesto: primeiro, requer ao Presidente Sarney maior e mais prudente discussão sobre o estatuto, humano e social, de longa duração e que afeta a vida, a liberdade, a segurança, o patrimônio e outros bens jurídicos de milhares de pessoas.

O pleito da OAB quer que o PLS 236/2012 seja levado à ampla discussão nacional de assuntos fundamentais aos cidadãos e à sociedade, em especial, junto à comunidade dos operadores jurídicos, das academias e instituições de Direito, além de mestres e especialistas. Somente a partir dessa providencial diligência, poderá a OAB ter condições de oferecer emendas, resultantes das consultas que também irá promover.

Finalmente, o Presidente do Conselho Federal da OAB relata que a história e os esforços da legislação penal brasileira não se harmonizam com a supressão do tempo exigível para a edição de um diploma penal afeiçoado não só à dignidade humana, mas também aos objetivos fundamentais de um Estado Democrático de Direitoe de uma sociedade livre, como é a sociedade brasileira.
Fico muito feliz porque esse manifesto não foi feito pelo engenheiro, pelo economista Arolde de Oliveira, que não entende de Direito. Ele agora está se somando à origem da Magistratura do Brasil, que é a OAB.

Deputado Federal Arolde de Oliveira


Nenhum comentário: