diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Deputado apresenta projeto de Lei a favor da igualdade das mulheres na política

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Deputado apresenta projeto de Lei a favor da igualdade das mulheres na política


Você sabia que, atualmente, os partidos são obrigados a reservar 30% das vagas para candidatos exclusivamente às mulheres? Para o Deputado Arolde de Oliveira, entretanto, essa obrigatoriedade tem causado distorções. "Os partidos vêm enfrentando dificuldades em preencher o número mínimo de candidaturas femininas, a ponto de incluírem em suas listas mulheres sem nenhuma vivência na vida política, com o único objetivo de cumprir a quota estabelecida em lei", explica.

No programa "Brasil em Debate", da TV Câmara, o deputado comentou que sonha em ver um dia o cenário político dividido igualmente entre homens e mulheres. “Um dia chegaremos a proporção meio a meio", disse. Para isso, o parlamentar apresentou um Projeto de Lei que altera a Lei das Eleições (9504/97). Seu projeto (4497/2012) visa aumentar as nominatas dos partidos para o dobro de cadeiras disponíveis nas casas legislativas, como já acontece com as coligações. E uma cota de 50% dos candidatos deverá ser preenchida obrigatoriamente por candidatos de um dos sexos.

"O texto ora proposto não altera as expectativas em relação ao número de candidatos homens, porque estamos elevando o total para o dobro dos lugares a preencher. E aumenta o percentual de candidatas mulheres de 30 para 50%", justificou. (Redação)

Nenhum comentário: