diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Popularizar exame de próstata para homens de 50 anos

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Popularizar exame de próstata para homens de 50 anos

Com o objetivo de alertar a opinião pública para a necessidade do exame anual de próstata para a população masculina acima de 50 anos, o Deputado Arolde de Oliveira enviou requerimento ao Poder Executivo sugerindo ao Ministério da Saúde a divulgação em todos os meios de comunicação enfatizando a importância do exame de próstata. No Brasil o câncer prostático é a segunda causa de morte por câncer na população masculina, superado apenas pelo câncer de pulmão.

O documento informa que o câncer de próstata é a doença maligna com maior incidência entre os homens, embora sua prevenção e detecção precoce não requeira grandes aparatos tecnológicos.

Dessa forma, o deputado solicita ao Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais e entidades médicas e da sociedade civil, que o “Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata”, de 2001, seja executado.

O plano prevê a realização de campanhas institucionais “nos meios de comunicação, com mensagens sobre o que é o câncer de próstata e suas formas de prevenção”, bem como “parcerias com universidades, sociedades civis organizadas e sindicatos, organizando-se debates e palestras sobre a doença e as formas de combate e prevenção.” Redação

Nenhum comentário: