diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Mídias Sociais e Política

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Mídias Sociais e Política

A democracia representativa parece ser o lugar perfeito para as mídias sociais - um canal de comunicação direta entre políticos e eleitores. Estamos caminhando em direção a um corpo político mais interligado, ou a um mar de ingovernáveis ruídos políticos? O meio é a mensagem e, como antes na televisão, a rede social vai alterar radicalmente quem é elegível, de acordo com Matt Lira, diretor de novas mídias. "Antes da televisão havia um conjunto completamente diferente de candidatos que poderiam ganhar e que passaram a não ter mais chance desde que televisão apareceu", disse Lira. "O efeito das mídias sociais não será menos dramático". Lira observa que "com o tempo, a televisão se afirmou como a forma dominante de comunicação política, refazendo a política do nosso país no processo".

2. A rede social está se tornando rapidamente o local padrão onde as pessoas passam seu tempo e discutem questões que interessam a elas. Disse Gerrit Lansing, também diretor de novas mídias: "Os cidadãos vão estar mais acostumados a ser um fã de seu representante no Congresso no Facebook, porque em breve esta se tornará uma das principais formas em que eles se comunicam com ele". "O que estamos vendo em todo o espectro político agora é uma rejeição da mídia tradicional", disse AJ Bhadelia, coordenador de comunicação on-line.

3. Ele observa que entre deputados, um quarto deles recebem suas notícias online através em mídias sociais. "As mídias sociais vão terminar ocupando todo o espaço que a mídia tradicional tem tido". Um componente chave de divulgação tem sido treinar equipe multiplique mensagens, em vez de ser representantes de uma organização. "Temos tido um sucesso considerável com esta abordagem descentralizada, que vão desde tweets sendo pegos diretamente por órgãos de imprensa importantes, até retweets feitos por formadores de opinião e altos funcionários da Casa Branca". (Transcrito do Ex-Blog do Cesar Maia)

Nenhum comentário: