diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: FGV: empresas nunca investiram tanto em TI

quinta-feira, 28 de maio de 2009

FGV: empresas nunca investiram tanto em TI

A cada três segundos, um computador foi comprado no país ao longo do ano passado. O consumidor final, motivado pelas promoções do varejo e pelo crédito fácil, foi quem mais teve peso nessa conta. Mas o setor empresarial também não fez por menos. As companhias brasileiras nunca investiram tanto em tecnologia da informação (TI) como nos dias atuais, conforme indicam os dados da 20 ªpesquisa sobre Administração de Recursos de Informática, divulgada ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo.
O estudo realizado entre agosto de 2008 e abril deste ano com 2 mil empresas - lista que inclui 60% das 500 maiores do país - mostra que, no ano passado, 6% do faturamento líquido das companhias foi aplicado em gastos e investimentos com TI. É praticamente o dobro do que as empresas investiam uma década atrás. Há vinte anos, os gastos com tecnologia atingiam apenas 1,3% da receita das empresas. Segundo Fernando Meirelles, professor da FGV e coordenador da pesquisa, o aumento da fatia de TI dentro dos custos das empresas deve-se a uma série de fatores, entre eles a crescente migração das transações comerciais para o meio eletrônico e a padronização de operações entre as empresas.
"Nos últimos 20 anos, os gastos com tecnologia no país cresceram a uma média anual de 8%", comenta Meirelles. "Hoje, o setor de TI representa 7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro." No ano passado, a produção nacional de riquezas somou R$ 2,9 trilhões, de acordo com o IBGE. (Extraído do jornal Valor Econômico)

Nenhum comentário: