diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Reflexos da Crise Financeira no Brasil

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Reflexos da Crise Financeira no Brasil

A partir dos movimentos que a economia mundial apresenta no atual cenário globalizado, as bolsas de valores vêm caindo, provocando efeitos na economia brasileira; e principalmente pela crise financeira dos Estados Unidos, locomotiva mundial.
Os bancos brasileiros já estão encontrando taxas mais altas para tomar empréstimos no exterior, o que afetará o crescimento do crédito, de forma geral, e a capacidade de investimento das empresas, em particular. Afetará também, as empresas estrangeiras que planejam fazer investimentos diretos no Brasil.
O dólar voltou a se valorizar de forma crescente, a partir de agosto. Por outro lado, isso ajuda os exportadores a se tornarem mais competitivos, mas por outro lado, a alta atrapalha o combate à inflação.
No comércio exterior, os preços das commodities agrícola e mineral estão caindo, em função da diminuição do crescimento mundial. O superavit comercial para o ano de 2008 é da ordem de US$ 20 bilhões, e para 2009, já existe tendência de queda. Tudo dependerá do comportamento das economias da China e da Índia.
Um ponto positivo para o Brasil é que o mercado interno está aquecido e a tendência é absorver parte de uma eventual queda nos produtos exportados.
Em meio à atual crise, que contaminará diferentes partes da economia brasileira, haverá queda no seu ritmo de crescimento. (Luiz Victor Werneck Borelli)

Nenhum comentário: