diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Degelo no Canadá indica mudança graves, diz especialista

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Degelo no Canadá indica mudança graves, diz especialista

Cientistas estimavam que as banquisas (blocos de gelo) perderiam 20 quilômetros quadrados neste verão. Perderam 215 km.
Warwick Vincent, Diretor do Centro de Estudos Boreais da Universidade Laval, no Quebec, disse que o degelo incrivelmente rápido das plataformas de gelo no Ártico Canadense serve como alerta para as mudanças muito substanciais provocadas pelo aquecimento global.
Os modelos climáticos indicam que as maiores e mais severas mudanças vão acontecer primeiro nas latitudes boreais mais elevadas, como os países do Canadá e Estados Unidos (Alasca).
A expectativa é de que o aquecimento global provoque mais furacões, ciclones e inundações no planeta. Segundo o especialista, o processo pode (e deve) ser desacelerado. Ele não tem dúvida acerca da responsabilidade humana sobre o aquecimento. (Agência Reuters)
O furacão Ike atingiu a categoria 4 --em uma escala que vai de 1 a 5-- nesta quinta-feira, em sua passagem pelo oceano Atlântico. Naquele período, a tempestade tropical Hanna também cresceu --mas em grau menor--, ao passar por Bahamas rumo à costa sudeste dos Estados Unidos. Outra tempestade tropical em andamento é Josephine, que cruzou o Atlântico atrás do Ike, mas já começa a enfraquecer. Todos esses fenômenos acontecem poucos dias após a passagem do furacão Gustav e, em alguns lugares, da tempestade Hanna. (Folha Online)

Nenhum comentário: