diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Mídia apóia operação “abacaxi do trânsito” contra o mau motorista

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mídia apóia operação “abacaxi do trânsito” contra o mau motorista


A mídia aceitou o convite e cobriu a operação “Eu sou um Abacaxi para o Trânsito na Cidade” realizada hoje no Centro do Rio para adesivar os veículos dos maus condutores. Telejornais, rádios e Internet divulgam a matéria sempre com bom humor.

O Secretário municipal de Transportes Arolde de Oliveira foi entrevistado no ponto de partida da operação, o Largo da Carioca. Ele falou às TVs Brasil e SBT e à rádio Tupi. A Rede Globo também esteve no Centro do Rio e deu a reportagem no telejornal Hoje.

“O tráfego no Rio é um abacaxi, que a gente precisa descascar diariamente. Vamos insistir nas campanhas educativas, porque a formação dos motoristas é o mais importante para resolver esse problema”, garantiu o secretário Arolde de Oliveira.

Os motoristas que vêm ao Centro da cidade, antes de estacionar em local proibido, fechar cruzamentos ou cometer qualquer outra irregularidade o motorista deve pensar bem: um sósia de Chacrinha e funcionários da Secretaria Municipal de Transportes prometem adesivar os veículos dos maus condutores com a mensagem ‘Eu sou um abacaxi para o trânsito na cidade’. Até mesmo abacaxis de verdade podem ser distribuídos a motoristas, como parte das ações pela Semana Nacional do Trânsito, que será celebrada até o dia 25. A operação, contudo, se estenderá até o mês de outubro.

Programação da Semana

Como parte da Semana Nacional de Trânsito cujo tema é Criança no Trânsito que vai de hoje ao dia 25, a Secretaria municipal de Transportes (SMTR) realizou no Centro do Rio uma operação educativa (sem multas) Falta de Educação no Trânsito é um Abacaxi para a Cidade, como a presença do Secretário municipal de Transportes Arolde de Oliveira.

No dia 19 de setembro a Rua Senador Dantas no centro do Rio de Janeiro, vai receber, pelo terceiro ano consecutivo, um toque especial. No trecho em frente a Travessa dos Poetas de Calçada, um espaço equivalente ao de duas vagas de carro será ocupado por bancos, mesas, plantas, revistas, violão e até um tapete de grama artificial.

Conhecido como Vaga Viva, o evento dura o dia inteiro e busca apresentar outro uso do espaço urbano, numa experiência que troca as vagas para dois veículos particulares por um espaço de convivência gratuito que poderá ser usufruído por muitas pessoas.

As cidades são das pessoas e feitas para as pessoas, portanto deve dar preferência de ocupação dos espaços públicos por seres humanos e não só por máquinas. Humanizar o ambiente urbano incentiva a cidadania e propicia qualidade de vida para todos.

Este evento da Associação Transporte Ativo foi autorizado pela Prefeitura e é parte das comemorações do Dia Mundial sem Carro. Serão distribuídos pela CET-RIO/SMTR folders informativos sobre o Dia Mundial sem Carro e sobre o uso de bicicletas nas cidades.

Já no dia 15 passado, a Prefeitura do Rio se antecipou à semana com uma atividade lúdico-educativa durante quatro horas em 10 escolas do Município _ o Projeto Amigo do Trânsito _A Caminho da Escola.

A campanha educativa para identificar “os abacaxis” disporá até o final deste mês de 80 busdoors (cartazes publicitários). E durante a adesivagem dos carros serão distribuídos folhetos com informações úteis como o valor das multas e a pontuação das principais infrações, sendo esta ação também para outubro.

Também para tomadas de decisões futuras, em relação a tudo que diz respeito à educação, formação, capacitação e aperfeiçoamento sobre o Trânsito será realizada entre os dias 18 e 30 de setembro pela Prefeitura do Rio, através da CET-RIO/SMTR uma PESQUISA DE OPINIÃO, cujo objetivo é o de identificar a postura dos munícipes em relação ao seu comportamento no trânsito, bem como conhecer sua opinião em relação às Campanhas Educativas. Serão 1200 entrevistas em domicílios de todo o Município do Rio de Janeiro distribuídas a todas as 10 APs (Áreas de Planejamento) do Município.






Nenhum comentário: