diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Câmara passa a divulgar motivo de ausência de deputados

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Câmara passa a divulgar motivo de ausência de deputados

A Mesa da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (14) divulgar, por meio do portal www.camara.gov.br , o motivo das ausências justificadas do parlamentar nas sessões deliberativas. Atualmente, os internautas já podem acessar a relação das ausências não-justificadas e justificadas de cada deputado.
O Deputado Arolde de Oliveira foi injustamente acusado de faltoso pela coluna Extra do jornal do mesmo nome, quando na verdade, esteve ausente para tratamento de um câncer e falecimentos na sua família. Ele foi um dos parlamentares que solicitou a medida adotada pela Mesa.
O Ato da Mesa 66/2010 aumentará a transparência da Câmara dos Deputados. Com ele, qualquer pessoa poderá consultar a justificativa do não comparecimento na sessão. Somente as ausências não justificadas são descontadas do salário do parlamentar.
Em 2009, 67% das ausências justificadas foram motivadas pelo comparecimento de parlamentares em missões oficiais autorizadas, como audiências públicas de comissões permanentes e diligências de CPIs. Em seguida, 26% das ausências decorreram de licenças de tratamento de saúde.
Outras justificativas para ausência são doença grave ou falecimento de pessoa da família, até o segundo grau; atendimento de obrigação político partidária; ou impossibilidade de transporte.

Nenhum comentário: