diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Pronunciamento na tribuna da Câmara no dia 05/11/2008, ao reassumir o mandato de Deputado Federal

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Pronunciamento na tribuna da Câmara no dia 05/11/2008, ao reassumir o mandato de Deputado Federal

Senhor Presidente, Colegas Parlamentares,
Após seis anos fora desta Casa, licenciado dos meus sexto e sétimo mandatos para servir à cidade do Rio de Janeiro como Secretário de Transportes, retorno com entusiasmo, por coincidência quando estamos comemorando o 20º aniversário de promulgação da Constituição Cidadã .
Como Deputado Constituinte tive o privilégio de participar de sua elaboração com mais de 100 emendas, das quais, 25 % foram incluídas no texto constitucional, além de presidir a Subcomissão de Ciência e Tecnologia e da Comunicação e a Comissão da Família, Educação, Cultura e Esportes da Assembléia Nacional Constituinte. Nos mandatos subseqüentes participei intensamente, com o meu partido, o PFL, das revisões constitucionais que conduziram à abertura da economia brasileira, em particular do setor de telecomunicações. Também fui o relator da Lei que regulamentou a telefonia celular no Brasil, abrindo, definitivamente, espaço para a promulgação da Lei Geral de Telecomunicações e conseqüente privatização do setor.
Os benefícios estão aí, mais de 40 milhões de telefones fixos e mais de 100 milhões de telefones celulares, num período de pouco mais de 10 anos, a verdadeira democratização do acesso à informação.
Senhor presidente, ilustres colegas, preciso fazer esses registros porque nesse período em que estive ausente da Câmara, ocorreram duas eleições, portanto duas renovações, que se sucedem a cada legislatura. Para ilustrar lembro que dos 46 Constituintes do Rio de Janeiro em 1988, apenas 4 detém mandato hoje na Casa. Os meus sete mandatos foram sucessivos e dentro do mesmo partido político, no qual milito desde a fundação, o Democratas, antigo PFL, sem macular a minha coerência política, graças a Deus.
Aliás, senhor Presidente, foi por ser coerente com minha história política que não tive condições de acompanhar a recomendação do meu partido, o DEM, no segundo turno da eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro, gerando motivação política para o meu afastamento antecipado da Secretaria e retorno ao mandato parlamentar. Mandato que vou cumprir com entusiasmo de estreante, agora focado nas questões da mobilidade urbana, área em que tive o privilegio de conviver com técnicos e especialistas gabaritados e adquirir conhecimento e experiência em um setor importante e prioritário na gestão pública moderna.
Nesse período tive a oportunidade de coordenar, com as equipes da Prefeitura e das empresas operadoras de transporte de passageiros, inúmeros projetos de interesse público, como a bilhetagem eletrônica, a integração intermodal dos transportes, a introdução de tecnologias de sistemas inteligentes de transito – ITS, a elaboração de projetos de transporte de massa sobre trilhos (TRANSPAN) e sobre pneus (corredor T-5), a elaboração de muitos projetos viários, além da elaboração de um Plano Diretor de Transportes e da reestruturação e modernização administrativa da Secretaria, entre outros. Não posso deixar de registrar, também, a bem sucedida coordenação operacional da infra-estrutura de transito e de transportes para a realização dos Jogos Panamericanos, fortalecendo a posição da Cidade Maravilhosa como candidata a sediar os Jogos Olímpicos de 2016.
Foram seis anos de gratificante convívio com equipes profissionais de alta qualificação, em particular com os meus companheiros e mestres do dia a dia da Secretaria de Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego. Sou profundamente grato a todos, principalmente ao Prefeito César Maia, executivo de primeira grandeza, como líder, como chefe e como companheiro, que sempre me distinguiu e prestigiou com sua confiança.
Assim, senhor Presidente, senhores Deputados e Senhoras Deputadas, deixando registradas essas breves considerações me reincorporo, pela graça de Deus, ao dia a dia das atividades legislativas, reassumindo a plenitude do meu mandato.


Muito obrigado.

Nenhum comentário: