diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Frota de ônibus vai encolher

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Frota de ônibus vai encolher


Reformulação de linhas quer retirar boa parte dos coletivos das ruas do Centro e da Zona Sul
A reformulação no modelo de exploração das linhas de ônibus, anunciada pelo prefeito Cesar Maia em entrevista a O DIA, ontem, vai diminuir o número de veículos no Centro e na Zona Sul. A organização dos itinerários e a limitação das áreas de atuação das viações acabarão com boa parte das sobreposições de linhas que engarrafam as regiões.
De acordo com o prefeito, a idéia é licitar todas as linhas de uma só vez, entregando os itinerários a uma única vencedora ou a um conjunto de empresas. Alternativa é distribuir o serviço por regiões. O vice-presidente do Rio Ônibus, Otacílio Monteiro, acredita que esse modelo possa funcionar já este ano. “A iniciativa privada é muito ágil. Pode ser viabilizado, depende da vontade do poder concedente”, afirma.
As permissões de exploração das linhas terminam em julho. Cesar nomeou cinco técnicos da CET-Rio para estudá-las, e o projeto será apresentado em março. O secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, afirma que a revisão do Plano Diretor de Transporte Urbano contempla também a ampliação de linhas para atender novos condomínios e shoppings da cidade.
Cesar afirma que vai transferir para as ganhadoras da licitação a responsabilidade pela ampliação e melhoria da rede, como a construção de corredores seletivos. Segundo o prefeito, o Rio não vai seguir os exemplos de Curitiba e São Paulo, cidades que montaram empresas públicas para gerir as linhas exclusivas.
A licitação também deverá mudar a cor dos ônibus. A integração das linhas prevê projeto gráfico para aliar o ‘layout’ dos carros à região do trajeto. Veículos que atendem a determinado bairro terão cor e numeração correspondentes ao itinerário, para orientar o usuário. Atualmente, os ônibus são adesivados com as cores e formas que representam as empresas e a numeração obedece a critérios da firma, não da linha de operação. (Extraído de O Dia Online, 21/1)

Um comentário:

Guilherme Marcatti Vizane disse...

Gostei da notícia. Mais ou menos o que havia postado na outra notícia sobre os T5.
Sobreposição de linhas causam muito transtorno para os cidadãos.