diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Cesar Maia responde 212 perguntas sobre IPTU

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Cesar Maia responde 212 perguntas sobre IPTU

"ESTE EX-BLOG (Cesar Maia) RECEBEU ONTEM E ANTEONTEM 212 PERGUNTAS SOBRE REFLEXOS NAS FINANÇAS MUNICIPAIS DE DECISÕES TOMADAS PELOS CONTRIBUINTES QUANTO A DINAMICA DO PAGAMENTO DO IPTU!

A resposta abaixo procura ser o mais didática possível!

1. No final do dia de ontem, a Caixa da Prefeitura terminou o dia com 3,455 bilhões de reais. Nas contas chamadas Tesouro se tinha 1,015 bilhão ou seja, 1 bilhão e 15 milhões de reais. Nas contas de cobertura das folhas de pagamento se tinha 2,44 bilhões de reais. No total, portanto, a Prefeitura tem em caixa, 3,455 bilhões de reais.

2. Em 2007 as receitas de IPTU somaram 1,086 bilhões de reais, ou seja, 1 bilhão e 86 milhões de reais. Um crescimento pelo IPCA projetaria em 2008 um total de 1,13 bilhões de reais, ou seja, 1 bilhão e 130 milhões de reais. A arrecadação antecipada prevista é de um pouco menos de 300 milhões de reais.

3. No primeiro dia de dezembro de 2008, a prefeitura precisa ter nas contas Tesouro em caixa, no mínimo 800 milhões de reais, pois dezembro é um mês de maiores despesas, incluindo o décimo terceiro salário.

4. É fato que se a previsão de arrecadação antecipada cair, e os pagamentos vierem só após as eleições como alguns políticos pretendem explicitamente, a prefeitura poderia aguardar até lá, pois de qualquer forma será um valor muito menor que a caixa do inicio de dezembro.

5. Mas a boa regra de administração financeira indicaria a necessidade de reduzir novos gastos de investimento na proporção do que entrou a menos na cota antecipada e primeira cota. No custeio não se toca. Nos investimentos em andamento não se toca. Mas os novos investimentos a serem licitados ou em licitação seriam reduzidos proporcionalmente. Ou mesmo novos programas ou eventos.

6. Na forma que a Prefeitura é gerida profissionalmente, estas decisões vão à comissão de política fiscal -CPF- que realiza autonomamente o corte em investimentos ou programas não iniciados, se isso for necessário.

7. Este Ex-Blog procurou reunir todas as perguntas que chegaram e dar uma resposta única -e abrangente- que é esta postada acima. (Ex-Blog Cesar Maia, 18/1")

Nenhum comentário: