diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Detran pode cassar 9 mil carteiras

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Detran pode cassar 9 mil carteiras

Punição varia de um mês a um ano de suspensão do direito de dirigir. Depois de notificados, condutores têm 15 dias para apresentar defesa

Rio - O Detran-RJ divulgou ontem relação de 9.140 motoristas que estão prestes a perder o direito de dirigir. As punições variam de um mês a um ano de suspensão. Segundo o órgão, todos acumularam 20 pontos ou mais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou cometeram infrações gravíssimas.

>>> A LISTA COMPLETA VOCÊ ENCONTRA NAS BANCAS

Eles serão notificados e deverão apresentar a defesa em no máximo 15 dias na Junta de Defesa Prévia à Suspensão. Se o pedido for indeferido, os motoristas serão notificados da penalidade, mas ainda poderão recorrer até duas vezes.

Dos 9.140 listados, 6.410 cometeram só uma infração, suficiente, porém, para cassar a carteira pela gravidade do delito. Os outros 2.730 acumularam 20 pontos ou mais.

Desde 2007 foram instaurados 16.661 processos. Na primeira lista, divulgada em novembro, 7.521 motoristas foram notificados. Mas, dos 3.538 que devem entregar a CNH, apenas 65 o fizeram. O prazo termina no fim do mês. Quem não cumprir a determinação e for flagrado dirigindo será multado em R$ 957. Para recuperar o direito de dirigir, os infratores deverão passar por um curso de reciclagem e fazer uma prova teórica.

A relação das auto-escolas que oferecem o serviço está disponível no site do Detran (www.detran.rj.gov.br). (O Dia Online, 11/1)

Nenhum comentário: