diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Placas de motos nos capacetes podem se tornar obrigatórias

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Placas de motos nos capacetes podem se tornar obrigatórias


O deputado Arolde de Oliveira apresentou um substitutivo aos cinco Projetos de Lei apensados na Comissão de Viação e Transportes e que foi aprovado nesta quarta-feira, 4. A proposta aprovada obriga a inscrição das placas das motos nos capacetes de condutores e passageiros. O objetivo é facilitar a identificação de criminosos que utilizem desse meio de transporte para cometer delitos. O deputado do Rio de Janeiro justificou: “A inscrição da placa do veículo no capacete do condutor e do passageiro é uma medida que objetiva reduzir as dificuldades de identificação dos criminosos. Ninguém ignora que uma inscrição alfanumérica em um capacete é algo muito sujeito a fraudes, as quais certamente serão postas em prática pelos marginais. Contudo, confia-se em que o Contran, ao regulamentar a questão, o fará de tal forma a permitir a redução das possibilidades de fraudes”, disse o relator.
Na análise das sete propostas que falam do mesmo tema, duas foram rejeitadas por Arolde de Oliveira por considera-las inviáveis. “Além da inscrição das placas, elas previam outras medidas, tais como a inscrição do RG do condutor e a visualização do seu rosto”. O projeto relatado pelo deputado do PSD, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e em seguida pelo plenário. (PSD Liderança/Redação)

5 comentários:

Pardal disse...

Claro, porque os bandidos seguidores da lei terão placas quentes colocadas nos capacetes, já o coitado do motociclista, vai ter que arcar com mais esta despesa. Na época do holocausto, também marcavam as pessoas com números. Onde estão os direitos humanos? Porque o capacete é de uso do motociclista, e não da moto.

Unknown disse...

Esta muito claro o que acontecerá, na prática:
- motociclistas honestos, trabalhadores terão que gastar para ter seus números impressos.
- motociclistas bandidos simplesmente roubarão capacetes e coletes e é claro, a moto, para fazer seus furtos.
Pergunto: será que a policia portará, em tempo real, uma relação de todas as motos, capacetes e coletes roubados?
Será que a polícia ficará conferindo esses dados em tempo real? É claro que não...enquanto isso o motociclista honesto está sendo acusado de roubo a mão armada.

Paulo Soares disse...

Sabem, ou deveriam saber que para bandido tanto faz estar a pé de carro ou de moto, sendo que esta lei que quer obrigar motociclista a andar numerado no capacete e nas costa não tem nenhum sentido, uma vez que quando cometem crimes de moto esta são sempre roubadas, ou pior ainda pode praticar crimes com a numeração de uma pessoa decente, ai a vida deste ficará complicada, pois terá que se explicar de crimes que não cometeu, o meliante coloca seu número e sai por ai matando, você gostaria disto. Quanto a fiscalização no trânsito, ocorre em todos os países sem nenhuma complicação, só aqui por incompetência do governo isso acontece. Para facilitar a fiscalização de todos sugiro que o Sr(a) faça uma lei obrigando Senadores e Deputados a colocar estampado em seus paletós a sigla do partido e seu número, para que todos saibamos perto de quem estamos, assim talvez a corrupção diminua.

Unknown disse...

Palhaçada, pra mim isso não tem outro nome...

Se um camarada de moto pratica um crime não quer dizer que todos os outros assim possam o fazer... ou será que se um determinado politico é corrupto todos os outros também o são...

Acho que está faltando nexo a alguns parlamentares...

Aderpa disse...

Continuo abismado com tanta ignorância!
Cada dia que passa, acho que este país é uma grande piada (de mau gosto)!
A imagem do motociclista com o capacete pintado e usando colete com a numeração da moto é ridícula!
Se eu tomar chuva hoje e ficar com a vestimenta, inclusive o capacete, molhados, não poderia sair com a moto no dia seguinte. Ou eu teria que ter inúmeros capacetes e coletes.
Os bandidos passariam não só a roubar as motos, mas os capacetes também. Com isso, eu poderia ser incriminado.
Por acaso os bandidos usam usas próprias motos para cometer crimes? Óbvio que não! São todas motos roubadas.
Eu tenho esposa e filha para andar de moto, ou seja, três capacetes. Já pensou no meu custo para manter os capacetes atualizados sempre que eu trocar de moto. E se minha filha for andar de moto com o namorado dela? Minha filha teria de ter outro capacete com a placa da moto do namorado? Para se ter tantos capacetes, seria um custo absurdo.
Lembre que: um capacete de qualidade mediana custa pelo menos R$300,00!
Como na foto acima, o motociclista à frente está usando o colete. Porém, colocou uma mochila por cima. Adiantou obrigar o sujeito a usar um colete ridículo daquele?
Santa imbecilidade!
Estão querendo trazer medidas adotadas por antas colombianas no Brasil. A situação da Colômbia é uma; no Brasil é outra.
A responsabilidade de coibir o crime é da POLÍCIA. A solução é: POLÍCIA!
Esta medida ridícula imposta aos motociclistas só terá um fruto: arrecadar multas. Fora o comércio de pintura de capacetes e coletes que alguns poucos escolhidos empresários terão o privilégio (concessão) de explorar, as taxas a recolher etc.
Qual outro argumento? Para nossa segurança, é isso? Balela.
Moto já tem luz traseira e que serve de sinalização para o veículo de trás. E foi por isso que argumentaram em aumentar as placas das motos.
Acham que estou reclamando porque minha moto vai ficar feia com uma placa enorme na traseira? Claro que sim! Quero ter uma moto bonita.
Se o argumento é ajudar na identificação, então temos que por placas nos tetos dos carros.
Você, que tem um carro de luxo, o que acha de ter uma placa pintada no seu capô ou teto? Ora, ficará mais fácil para o helicóptero da polícia identificar os carros dos bandidos.
Senhores políticos, por favor, parem de debochar da nossa cara. Não somos palhaços.