diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Rio 2016, o passaporte para o Século XXI

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Rio 2016, o passaporte para o Século XXI


Pronunciamento do Deputado arolde de Oliveira nesta tarde, 7, na Câmara dos Deputados

Enquanto o Presidente Lula constatava e registrava que o Brasil “ganhou sua cidadania internacional” com a vitória em Copenhague, podemos afirmar que, simultaneamente, o Rio de Janeiro carimbava seu passaporte de entrada no Século XXI, com a decisão histórica de sediar os Jogos Olímpicos de 2016.
Após meio século de contínuo esvaziamento, iniciado com a perda da condição de Capital da República, depois com a anulação da identidade geopolítica pela fusão dos estados da Guanabara e Rio de Janeiro, o povo carioca tem a oportunidade épica de se recuperar em sete anos.
Todos os vetores da etapa vencida da candidatura apontam para uma empreitada, que será também vitoriosa, na realização dos programas e projetos apresentados no Caderno de Encargos de realização dos JOGOS OLÍMPICOS DE 2016.
O Brasil aprendeu e soube tirar proveito das três tentativas anteriores, Brasília, uma vez, e, Rio de Janeiro, duas vezes, para se apresentar, agora turbinado por uma excelente realização dos JOGOS PANAMERICANOS DE 2007, com um projeto à altura das expectativas da comunidade olímpica e do Comitê Olímpico Internacional _ COI.
Essa etapa foi realizada com extrema competência técnica pelas equipes e consultores do Comitê Olímpico Brasileiro _ COB, tendo à frente o Dr. Carlos Nuzman, o maestro que, com sabedoria ímpar, unificou o propósito das Confederações das modalidades esportivas olímpicas e articulou o entendimento político nas instâncias nacionais e internacionais. Esse fator importante, e absolutamente necessário, não seria suficiente se a ele não se tivesse somado a vontade política dos três níveis de Governo que, em uníssono, mantiveram o compromisso apaixonado pela realização da Olimpíada no Rio de Janeiro, além de darem a garantia da liberação dos recursos para os investimentos demandados.
Competência técnica e vontade política colocam o Brasil num novo e merecido patamar de percepção pela comunidade internacional.
Como Deputado Federal, sete vezes eleito consecutivamente pelo Estado do Rio de Janeiro, devo, por dever de justiça, reconhecer o mérito e agradecer ao Presidente Lula, ao Governador Sérgio Cabral, ao Prefeito Eduardo Paes e ao Presidente do COB, Carlos Nuzman por esta SENA acumulada em 50 anos, de 25 bilhões, que os cariocas acabam de ganhar.
Como Secretário de Transportes da Cidade Maravilhosa, na gestão do Prefeito Cesar Maia, tive o privilégio de coordenar a elaboração dos principais projetos viários e de transportes incluídos no Caderno de Encargos e estaremos juntos, apoiando e cobrando, para que recebamos o premio nesses próximos sete anos.
O Rio de Janeiro, acima da transitoriedade das disputas políticas, está muito feliz e agradecido com a perspectiva concreta de entrar no Século XXI.
Foto: projeto do Centro Olímpico de Treinamento.

Nenhum comentário: