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quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Arolde de Oliveira: Olimpíada e o transporte


Projetos ligados aos Jogos trarão avanço para a mobilidade urbana
Deputado federal (DEM-RJ)

Rio - A candidatura do Rio de Janeiro à Olimpíada de 2016, ao mostrar-se factível e capaz de deixar um legado para a cidade, abriu perspectiva épica de recuperação de sua infraestrutura. Os compromissos assumidos beneficiarão também os eventos esportivos que virão, como os Jogos Militares de 2011 e a Copa do Mundo de 2014.
O corredor de ônibus T-5, ligando a Barra da Tijuca à Penha, é um moderno sistema de transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês), com 28km de extensão, 32 estações e capacidade para 350 mil passageiros/dia. Tem como característica interceptar outros sistemas, permitindo integração com eles. O projeto encontra-se detalhado e já pode ser licitado para conclusão em três anos.
A linha C, via expressa ligando a Barra a Deodoro, inclui espaço segregado para um corredor de ônibus com 14km de extensão e capacidade para mais de 200 mil passageiros/dia.
Com características semelhantes às do T-5, pode ser licitada em curto prazo para conclusão em três anos. Os dois projetos trarão benefícios para a região de maior crescimento da cidade.
A ligação Barra da Tijuca-Zona Sul foi idealizada como BRT no lugar da Linha 4 do Metrô devido a menores custos e prazo de implantação. O governador Sérgio Cabral tem sido contundente ao dizer que construirá a Linha 4. A população da orla o apoia nessa empreitada com esperança de que assim seja. A execução desses projetos, complementada com medidas de operação do trânsito, garantirá acessibilidade à Barra, núcleo central da Olimpíada, e um inquestionável aumento da mobilidade da população em toda a cidade. (O Dia/Opinião, pág. 18 e O Dia Online)

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