diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Comissão Permanente de Mudanças Climáticas será instalada em fevereiro

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Comissão Permanente de Mudanças Climáticas será instalada em fevereiro

Em 2007 foi criada a Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas. Agora, será instalada a comissão permanente.
A Comissão Permanente de Mudanças Climáticas deverá ser instalada no início de fevereiro e contar com um corpo de consultores especialistas da sociedade civil para auxiliar os trabalhos. Entre as atribuições definidas no perfil da nova comissão está o acompanhamento do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, das ações de ampliação das fontes renováveis de energia e das medidas de incentivo à ocupação ordenada do solo. A comissão também deverá monitorar e fiscalizar as ações de promoção do gerenciamento adequado de resíduos sólidos e de controle da emissão dos gases de efeito estufa. Nesse tocante, o Brasil ostenta, por conta das queimadas, uma triste posição: quarto maior emissor de gases de efeito estufa do planeta.
A ela está reservado um papel destacado na formulação de politicas de desenvolvimento autosustentável e ecologicamente corretas. O que representa um enorme oportunidade para o país, tanto para o desenvolvimento social quanto para a geração de renda.
Em 2007, a comissão realizou um excepcional seminário do qual tive o prazer e a honra de participar como palestrante. Pois bem, ao final de 2008, o Congresso Nacional, por unanimidade de suas duas Casas, transformou a Comissão Especial em Comissão Permanente de Mudanças Climáticas a partir da iniciativa do deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que teve um desempenho destacado quando a presidiu. Vale registrar o empenho de todas as lideranças do Legislativo e de outros parlamentares, como Renato Casagrande, Ricardo Tripoli, Sarney Filho, Mendes Thame (PSDB-SP) e Fernando Gabeira (PV-RJ). Deram mostra de interesse em uma questão fundamental para o futuro do planeta e crítica para o desenvolvimento do Brasil.
(Extraído de um artigo do cientista político Murillo de Aragão)

Nenhum comentário: