diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: TI Verde, Tecnologia da Informática aliada ao Verde

quarta-feira, 14 de maio de 2008

TI Verde, Tecnologia da Informática aliada ao Verde

O bom senso não tem sido uma virtude coletiva da humanidade. O Aquecimento Global, a destruição das florestas tropicais, o esgotamento das fontes de água potável e os problemas decorrentes da poluição, são exemplos da baixa capacidade de respostas de governos e países aos maiores desafios à sobrevivência do ser humano.
Em sentido mais amplo, o que tem faltado é planejamento, visão de longo prazo e a consciência do uso adequado dos recursos.
Uma reação positiva, no entanto, parece estar chegando ao setor de tecnologia de informação (TI) com a chamada TI Verde, também chamada computação verde. Seus objetivos básicos são: reduzir o consumo de energia dos equipamentos eletrônicos, baixar as emissões de carbono no processo da fabricação, evitar a contaminação do meio ambiente com materiais altamente poluentes e assegurar a sustentabilidade da infra-estrutura da informática e telecomunicações.
Em eletrônica um dos aspectos essenciais é o da reutilização de aparelhos por escolas e entidades filantrópicas com a reciclagem e o recondicionamento de equipamentos de áudio, vídeo, computadores e celulares, e toda a parafernália digital de nossos dias.
Numa versão recente, esses sistemas de TI verde levam em conta, também,três grandes aspectos: o homem, o planeta e a continuidade das atividades humanas. (Luiz Victor Wernek Borelli, 14.5)

Nenhum comentário: