diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Luz Amarela para a Internet

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Luz Amarela para a Internet

Segundo a previsão de alguns estudiosos, a Internet poderá entrar em colapso em 2010. Uma massa crescente de downloads e os novos conteúdos de imagens que circulam na mesma, trazem o risco de um congestionamento gigantesco.
Outro fator de risco é a TV digital, pois com ela milhões de clippings de vídeos de alta definição serão postados na web exigindo de 7 a 10 vezes mais banda de frequência, do que os atuais.
A médio prazo tudo tende a se agravar. A demanda por banda larga requerida pelos novos serviços, em 2015, será 50 vezes maior do quem em 2010.
Países como Brasil, Rússia, Índia e China (os BRIC) terão mais de 400 milhões de pessoas conectadas nos próximos dois anos.
A única solução para evitar o congestionamento total da rede mundal, segundo um alto executivo da AT&T será investir cerca de US$ 130 bilhões, na infra-estrutura, pois a atual arquitetura deverá atingir o limite da sua capacidade muito em breve.
Entre os especialistas, o gráu de preocupação varia mas são raros os que vêem o futuro com otimismo.
Resta crer que depois de um alerta tão dramático, o mundo talvez acorde a tempo e evite o pior em 2010, fazendo os investimentos necessários para evitar o colapso. (Luiz Victor Werneck Borelli, 8/5)

Nenhum comentário: