diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Trânsito do Rio sofrerá modificações por causa do Pan

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Trânsito do Rio sofrerá modificações por causa do Pan


Os organizadores do Pan-americano, que acontece no Rio a partir de 13 de julho, montaram um planejamento especial para o trânsito da cidade. O objetivo é tentar minimizar os problemas decorrentes do excesso de veículos que deverão trafegar na cidade e facilitar o deslocamento de atletas e do público que vai assistir às competições. Segundo a subsecretaria do Pan, a cidade deverá ter 300 mil pessoas a mais na cidade.


Entre as principais mudanças está a criação de faixas seletivas nas linhas Vermelha e Amarela para uso exclusivo de atletas, equipes técnicas, imprensa e também ônibus de passageiros. Não há previsão de aumento na frota de coletivos, mas as linhas que passam perto de locais de prova serão reforçadas.


Trens, metrô e barcas vão operar normalmente


Já os trens, metrô e barcas continuam operando normalmente. Nos horários de competição, no entanto, eles devem circular em maior número. Essa medida, segundo os organizadores, visa incentivar o público a usar o transporte coletivo. Isso porque será proibido chegar aos estádios e complexos esportivos de carro.


As ruas serão fechadas.No Maracanã, por exemplo, todas as ruas em torno ficarão interditadas para carros de passeio. Inclusive parte da Radial Oeste e da Avenida Maracanã. Mas serão instalados três pontos de táxi, 11 de ônibus, além das estações de trem e metrô.


Todas as opções de transporte coletivo também estarão disponíveis no Engenho de Dentro. Perto do Estádio Olímpico Joao Havelange, pelo menos 15 ruas serão interditadas, entre elas José dos Reis, Doutor Padilha e a Rua das Oficinas.


Moradores não serão prejudicados


O Secretário municipal de Transportes, Arolde Oliveira, afirma que os moradores das áreas de competição não serão prejudicados.


"A prefeitura vai garantir aos moradores o máximo conforto. O acesso pleno às suas garagens e aos estacionamentos que estão acostumados a usar. Através de identificação que será previamente feita pelo cadastramento desses moradores. Nossa preocupação é causar o mínimo transtorno", diz o secretário.


Ouvidoria


Na terça-feira (16) foi inaugurada a ouvidoria do Pan. O serviço vai receber críticas, observações e sugestões sobre os jogos e os locais de competição. Os organizadores prometem analisar e dar uma resposta em no máximo 24 horas.


“Nós vamos analisá-las o mais rapidamente possível e vamos encaminhar ao setor correspondente. Se for de segurança, ao setor de segurança. Se for de transporte, ao setor de transporte, e assim sucessivamente”, diz o ouvidor do Pan, Sonora Wanderley Rebello.
G1

Nenhum comentário: