diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Trânsito ganhará corredores

quarta-feira, 7 de março de 2007

Trânsito ganhará corredores

O secretário de Transportes, Julio Lopes, representantes de 20 municípios da Região Metropolitana, de operadoras de transportes e de empresas ligadas ao setor participaram ontem da primeira reunião da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), no Centro Administrativo do Governo de Estado, no Centro do Rio. Na abertura da reunião, o secretário destacou a importância da criação dos corredores de ônibus para melhorar o transporte na Região Metropolitana. No encontro, a secretária de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes de Niterói, Dayse Monassa, apresentou o projeto de criação de pontos de embarque e desembarque de ônibus no Fonseca, plano que o secretário quer viabilizar ainda este ano.
Entre outras informações, Dayse relatou, com auxílio de imagens projetadas por computador e gráficos, como seriam estruturados esses pontos. Júlio Lopes anunciou que pretende realizar, em parceria com a Secretaria Estadual de Obras, um trabalho conjunto com objetivo de abrir licitações e conhecer a empresa que poderia realizar o projeto, que prevê também a criação de corredores exclusivos para ônibus no Centro. O plano é uma alternativa para dar fluidez ao trânsito – principalmente no horário do rush – e melhorar as condições de quem procura a Ponte Rio-Niterói.
No encontro, foi apresentado também o projeto de criação do corredor T5, que prevê a circulação de ônibus no trecho de nove quilômetros entre a Barra da Tijuca e a Penha, no Rio. Uma das vantagens desse projeto é o custo – de R$ 650 milhões – mais baixo que os R$ 100 milhões por quilômetro que seriam necessários para se fazer os túneis para a passagem do metrô. Segundo o secretário Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Arolde de Oliveira, o conforto e a segurança estão entre as vantagens da implantação do corredor T-5.
"Os ônibus articulados têm capacidade elevada de passageiros, deslocam-se em alta velocidade, circulam numa faixa segregada e têm sistema GPS e câmeras, permitindo maior monitoramento dentro dos veículos", descreveu Oliveira.
O secretário Julio Lopes explicou que o governo do Estado está colaborando para que o corredor T5 seja executado no menor prazo, preço e da melhor forma possível. A instalação do corredor permitirá diminuir em 50 minutos o tempo de viagem entre a Barra da Tijuca e a Penha – que, atualmente, é de 96 minutos.
Fonte: O Fluminense - Sérgio Soares

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