diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Urnas eletrônicas vão trazer foto de candidato a vice-prefeito

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Urnas eletrônicas vão trazer foto de candidato a vice-prefeito


Brasília - A partir das eleições municipais de outubro, além da foto do candidato a prefeito, o eleitor visualizará a imagem do candidato a vice na tela da urna eletrônica. Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, a decisão do TSE inicia "um processo de eliminação das candidaturas clandestinas".

Ao participar hoje (18) do lançamento da campanha Eleições Limpas pelo Voto Livre e Consciente, realizada numa parceria entre o TSE e a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Ayres Britto, afirmou que a regulamentação, aprovada ontem (17) pelo tribunal, dará mais transparência ao processo eleitoral.

"Precisamos de autenticidade democrática na política. A partir de agora, a fisionomia do [candidato à] vice-prefeito também figurará na urna eletrônica. É preciso que o povo, que o eleitor, conheça a chapa inteira. Senador e seus dois suplentes, presidente da República e governador e seu vice. Isso é o poder desnudo", argumentou Britto.

Segundo o TSE, com a mudança na tela da urna eletrônica, cria-se também a necessidade de entrega da foto do candidato a vice-prefeito na hora de registrar a candidatura. A partir de agora, os candidatos, partidos e coligações que fizerem o registro de devem incluir além da foto do candidato a prefeito, a fotografia do vice que integra a chapa.

No julgamento, os ministros observaram que os candidatos que já se registraram devem ficar atentos à alteração na regra e procurar a Justiça Eleitoral para incluir a foto de seus vices no registro.

Agência Brasil

Nenhum comentário: