diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Descoberta nova família de supercondutores que funciona sob alta pressão

segunda-feira, 31 de março de 2008

Descoberta nova família de supercondutores que funciona sob alta pressão



Foi demonstrado pela primeira vez que compostos de hidrogênio - conhecidos como hidretos moleculares - podem tornar-se supercondutores sob alta pressão.

Supercondutores de alta temperatura

A descoberta ajudará os cientistas a entenderem melhor o fenômeno da supercondutividade, um passo essencial para o desenvolvimento de supercondutores que funcionem à temperatura ambiente.

Todos os supercondutores conseguem transportar energia sem perdas somente sob temperaturas criogênicas. O mesmo acontece neste caso, embora com o hidrogênio o fator crítico seja a pressão.

Hidrogênio supercondutor

Há muito tempo se acreditava que o hidrogênio, o mais simples dos elementos, poderia conduzir eletricidade sem perdas se ele fosse submetido a uma pressão suficiente. Mas ninguém conseguiu isso até hoje.

O truque da equipe de pesquisadores canadenses e alemães foi utilizar um composto de hidrogênio e não o hidrogênio puro. Eles utilizaram o silano, um composto formado por um átomo de silício e quatro átomos de hidrogênio - da mesma forma que o metano é constituído por um átomo de carbono e quatro de hidrogênio.

As moléculas de silano puderam ser comprimidas até um ponto em que se observou o fenômeno da supercondutividade. "Nossa pesquisa nesta área é voltada para a melhoria da temperatura crítica para a supercondutividade de forma que novos supercondutores possam funcionar a temperaturas mais altas, talvez até mesmo sem refrigeração," diz o pesquisador John Tse, da Universidade de Saskatchewan, no Canadá.

Bibliografia:
Superconductivity in Hydrogen Dominant Materials: Silane
Mikhail I. Eremets, I. A. Trojan, S. A. Medvedev, John S. Tse, Y. Yao
Science
14 March 2008
Vol.: 319. no. 5869, pp. 1506 - 1509
DOI: 10.1126/science.1153282

Nenhum comentário: