diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Pan: inaugurado o Corredor das Américas

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Pan: inaugurado o Corredor das Américas


Foi inaugurado hoje o Corredor das Américas, localizado no canteiro central da Avenidas das Américas, em frente ao Shopping Barra Garden, na Barra da Tijuca. Em uma extensão de 129m, foram colocadas, com intervalos de 3m, as 42 bandeiras dos países participantes dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e a bandeira do Rio de Janeiro.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzmann, do Prefeito Cesar Maia, do Secretário Municipal de Transportes, Arolde de Oliveira e outras autoridades além de alunos de escolas municipais da região. O Prefeito ressaltou que a Barra será a principal porta de entrada da maior competição esportiva das Américas.

- Nesta região ficarão concentrados todos os atletas, dirigentes esportivos, comitês olímpicos e os membros Odepa. Aqui também estão instalados os principais equipamentos esportivos, onde serão realizados 80% das competições. Por isso, escolhemos o bairro como local do Corredor das Américas - explicou.

Cesar Maia acrescentou que a concentração das atividades na Barra foi fator decisivo para a definição do Rio como sede do Pan:

- A Barra foi escolhida justamente por permitir esta concentração de atividades. E, o mais importante, por oferecer facilidade no desempenho da segurança pública. O bairro tem edificações espaçadas, com cinco entradas e saídas diferentes, tem fácil visibilidade do alto dos prédios e não concentra favelas com presença do tráfico. É, sem dúvida, o local ideal para o Pan e as Olimpíadas de 2016.

Em entrevista à imprensa, o Prefeito falou sobre as obras do Pan. Ele disse que faltam apenas “detalhes” para conclusão dos equipamentos esportivos, como, por exemplo, a instalação de sistemas de ar-condicionado. Para o Prefeito, o grande teste será o funcionamento perfeito, durante a competição, de tudo o que foi planejado.

- Serão seis mil atletas, dois mil jornalistas estrangeiros, dirigentes, comitês olímpicos. Enfim, haverá uma grande mobilização e os serviços deverão funcionar perfeitamente: o deslocamento dos atletas para as competições ou treinos, o sistema de trânsito, a alimentação. Este será o grande teste que levará o Brasil às Olimpíadas de 2016 - destacou Cesar Maia.

Quanto à área da saúde, o Prefeito garantiu que não haverá problemas durante o Pan. Ele lembrou que no Carnaval - evento com maior concentração de turistas na Cidade - as emergências públicas funcionaram sem grandes problemas.

- O Pan-Americano terá atividades concentradas em determinados bairros. Faremos o mesmo esquema de atendimento do Carnaval, e certamente não teremos dificuldades - reforçou.

Sobre os equipamentos esportivos com instalações provisórias, Cesar Maia esclareceu que todos estarão prontos dentro prazo. Lembrou ainda que uma arena esportiva na praia, por exemplo, é montada em uma semana.

- Os problemas foram enfrentados e superados. Gostaríamos de ter os equipamentos concluídos há dois anos, mas não foi possível. Por outro lado, San Antonio tinha todos os equipamentos prontos há cinco anos e não foi escolhidas para sediar o Pan 2007. Agora é passar pelo grande teste e vermos tudo funcionando perfeitamente - concluiu o Prefeito Cesar Maia. (Do Portal da Prefeitura do Rio, 13/06/07)


Nenhum comentário: