diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Arolde: Rio vai ganhar metrô sobre pneus

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Arolde: Rio vai ganhar metrô sobre pneus

O Secretário Municipal de Transportes Arolde de Oliveira declarou que a mobilidade ao lado da saúde, segurança, educação e meio-ambiente é assunto prioritário do governo. Ele disse que a mobilidade inclui as questões de trânsito, transporte público, acessibilidade e todas as formas de deslocamento.


O Secretário durante a entrevista

A afirmação foi feita no programa sobre trânsito nos grandes centros urbanos, apresentado pelo “Diálogo Brasil”, da TV Cultura. Participaram também o ex-Secretário de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades Alexandre Gomide e o Coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade (MDT) Nazareno Affonso, que focalizaram Brasília e São Paulo. Coube ao jornalista Luis Augusto Gollo apresentar o debate.
Arolde anunciou que em breve o Rio vai receber ônibus articulados (metrôs sobre pneus _ BRT), que em Bogotá transportam 1 milhão e 300 mil passageiros por dia em faixas segregadas. A Secretaria de Transportes do Rio está licitando o primeiro sistema de BRT do Município. Segundo ele, trens e metrôs transportam 800 mil passageiros diariamente no Rio.
Arolde de Oliveira contou que o sistema resolveu os engarrafamentos de cidades como Los Angeles e São Francisco, nos Estados Unidos.
O Secretário de Transportes informou que o rodízio de placas não é aprovado pela Prefeitura do Rio porque representa uma interferência no direito do cidadão. Ele prefere uma abordagem simultânea do problema como o alargamento das calçadas, a construção de ciclovias, o pedágio urbano e o sistema de ônibus articulados, a médio prazo.

Nenhum comentário: