terça-feira, 17 de abril de 2007
Prefeitura inaugura serviço especial de táxis para cadeirantes
A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes inaugurou nesta terça-feira à tarde, nos jardins do Palácio da Cidade, Botafogo, um serviço inédito de táxis adaptados com plataforma elevatória para atender passageiros com deficiência física e idosos que dependem da cadeira de rodas em suas locomoções. A entrega oficial da nova frota dos primeiros oito táxis Fiat Doblò operados pela Especial Coop Táxi - RJ foi feita pelo prefeito César Maia e o secretário de Transportes, Arolde de Oliveira, com a presença da Secretária Extraordinária Deficiente-Cidadão, Leda de Azevedo e representantes dos cadeirantes. Desde o início de sua gestão à frente da Secretaria, Arolde elegeu o transporte para portadores de necessidades especiais como um dos desafios prioritários do seu trabalho. Os resultados já estão surgindo, como a entrega, hoje, dos táxis especiais e a implantação, ano passado, de 46 ônibus adaptados para portadores de deficiência motora. Os táxis estão autorizados a prestar esse serviço na categoria de fretamento, utilizando o taxímetro igual ao dos táxis convencionais (amarelinhos), nas corridas que podem ser contratadas através de uma Central de Serviço ( 3295-9606).O prefeito disse que em seis meses, após o teste do novo serviço no âmbito comercial, o atendimento poderá ser estendido às camadas mais carentes, através de convênios com hospitais e outros setores. O secretário Arolde de Oliveira acrescentou que, além desses táxis, o atendimento às pessoas com dificuldades de locomoção poderá se estender para as vans, com custos mais baixos que a tarifa do táxi. Arolde defende, ainda, a ampliação do serviço na frota dos ônibus adaptados para os cadeirantes. Para ele, o importante é que a Prefeitura está andando com passos firmes em direção a inclusão das pessoas com problemas de mobilidade física , que não dispunham, antes, de alternativas no transporte público.
O Secretário Arolde de Oliveira e o Prefeito Cesar Maia
Detalhe da pintura dos carros adaptados
Acesso para o cadeirante
O Secretário Arolde de Oliveira e o Prefeito Cesar Maia
Detalhe da pintura dos carros adaptados
Acesso para o cadeirante
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Secretário, eu tenho uma dúvida: durante um final de semana eu estive em Belo Horizonte, e na região central percebi que há grande quantidade de ônibus adaptados com elevadores. No Rio entretanto, a pessoa portadora de deficiência tem que esperar cerca de duas horas ou mais para pegar o mesmo ônibus, isso se estiver transitando naquele dia.
Como é que a metrópole com o 70o PIB mundial (BH), segundo ranking da Price Waterhouse and Coopers, possui um serviço de transporte mais universalizado do que a cidade que ocupa a 30a posição (o Rio de Janeiro)?
so pra quem tem grana, cadeirante pobre se conforma com televisão
Postar um comentário