diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Comissão Especial da Câmara dos Deputados visita ABI

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Comissão Especial da Câmara dos Deputados visita ABI



Os deputados federais Hugo Leal, Arolde de Oliveira e Chico Alencar, integrantes da Comissão Especial criada na Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda Constitucional 386/09, que resgata a exigência do diploma, estiveram pela manhã no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, para uma visita oficial para levantar subsídios para o relatório que farão até o final do mês.
Coincidentemente, a Federação Nacional dos Jornalistas - Rio de Janeiro (Fenarj), os sindicatos dos jornalistas do Estado do Rio e do município promoveram um ato em repúdio ao primeiro aniversário da decisão do STJ que dispensou o diploma para o exercício da profissão.
O Deputado Hugo Leal, relator da comissão, agradeceu o presidente Mauricio Azedo à recepção, e contou que neste momento, depois de ouvir a OAB, também favorável à formação específica, está colhendo as informações finais para o relatório. O Deputado Arolde de Oliveira sugeriu que o texto do relatório deve ser o mais simples possível, para o plenário da Câmara ter um consenso. Ele também disse que a liberdade de expressão requer um profissional que tenha conhecimento formal, sistemático e qualificação para ser o intermediário entre a sociedade. O Deputado Chico Alencar afirmou que o jornalista é o olho da sociedade.
O presidente Mauricio Azedo contou que saiu da ABI, em 1918, a primeira grade curricular do futuro curso de jornalismo, na época parte da Universidade Federal de Filosofia. Azedo afirmou que em 17 de junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal cometeu uma heresia jurídica e histórica ao acolher o voto do então ministro Gilmar Mendes pelo fim da exigência do diploma. (Redação)

Nenhum comentário: