diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Prefeitura do Rio barra caminhões

domingo, 27 de abril de 2008

Prefeitura do Rio barra caminhões

Os veículos só vão poder circular em 26 vias nos intervalos das 6h às 10h e das 17h às 20 h

A partir do dia 5, a prefeitura espera reduzir o caos nos horários de pico no trânsito. É quando começa a valer o decreto do prefeito Cesar Maia que proíbe o tráfego de caminhões e veículos de carga em toda a Zona Sul, Centro, parte da Zona Norte, como Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e Méier, e bairros da Zona Oete, como Jacarepaguá e Barra. O decreto cria uma "muralha" que começa na Estrada da Barra da Tijuca, sobe pela Geremário Dantas e desce a D. Hélder Câmara.

"Vamos retirar cerca de 30 mil veículos de circulação das 6h às 10h e das 17h às 20h. Esperamos aumentar em pelo menos 10% a fluidez no trânsito", explicou ontem o subsecretário de Transportes, Dalny Sucasas.

Para o Presidente do Conselho de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Daniel De Plá, a medida merece elogios. "Vivemos numa megacidade. Ações como essa são necessárias e urgentes para levar qualidade de vida aos moradores. Talvez tenha um custo adicional, isso precisa ser estudado", avaliou De Plá.

Já o Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas e Logística do Rio lamentou o decreto. "Estamos preocupados. Teremos de reformular a logística de abastecimento e ver se é possível adaptar o setor", reclamou o presidente César Holanda.

Em Botafogo, onde o problema prejudica quem mora ou trafega pela ruas Voluntários da Pátria, São Clemente e Mena Barreto, a decisão foi comemorada. "A medida é muito boa, resta saber se a fiscalização será tão boa quanto", disse a presidente da Associação de Moradores do bairro, Regina Chiaradia.

De acordo com a prefeitura, a fiscalização ficará a cargo da CET-Rio e da Guarda Municipal. O decreto prevê exceções como o tráfego de veículos de emergência e serviços, como caminhões dos Bombeiros, da Comlurb, reboques e carros-fortes.

(Jornal O Dia - Sábado, 26 de Abril - Flávia Salme)

2 comentários:

adriano disse...

Boa noite Sr Arolde de Oliveira. gostaria de tirar uma duvida. tenho um caminhao guincho e tenho esse duvida assim como meus amigos de classe. sera restrito tambem a reboques? porque depois do PAM ficou proibido a circulaçao de caminhoes na linha amarela? logico que estamos vendo o nosso lado + porque nao colocar o serviço de guincho como ultilidade publica realmente reconhecida. seriamos de uma serventia fora do comum, tendo em vista que a maioria dos acidentes quem resolve e o guincho particular, e dificil ver apos uma colisao de veiculos um reboque do estado ou da prefeitura relizando esse serviço. observe essa situaçao, e so uma opiniao que ajudaria o Sr e a classe tambem. obrigado.

Marcelo e Daisy disse...

Ola, bom dia Sr, Arolde De Oliveira
o meu nome é Antonio Carlos, sou proprietário de uma empresa - AM SANEAMENTO LTDA - Gostaria de saber como fica a minha situação de trabalho uma vez que por decreto do nosso prefeito, a partir do dia 05/05/2008 caminhões ficam proibidos de circular em determinadas vias do Rio de Janeiro. Vale lembra que a minha empresa exerce atividade essenciais e de utilidade pública (captação e transporte de detritos sanitarios). Então Sr. Arolde, fica aqui a minha pergunta e um pedido de ajuda: - Como posso continuar a axercer a minha atividade sem danos a minha empresa (prejuizo com mutas)e consequentemente aos meus funcionários.
Vale lembra ainda, que a atividade de serviços essenciais ao qual me presto a fazer esta em amparo na nossa constituição sob a lei Nº 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989
a onde encontramos:
...define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade, e dá outras providências.
Artigo 10 - São considerados serviços ou atividades essenciais:

VI - Captação e transporte de esgoto e lixo.

Agradeço pela atenção
ANTONIO CARLOS - AM SANEAMENTO