diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Ônibus e metrô, a melhor opção para a Barra

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Ônibus e metrô, a melhor opção para a Barra


A racionalização do sistema de ônibus com a integração com o metrô, a implantação da Linha 4 do Metrô e a criação do Corredor T5, ligando o Terminal Alvorada à Penha, atendendo a uma média diária de 300 mil passageiros, são os projetos mais viáveis para conter os graves problemas de trânsito e transportes na Barra da Tijuca.

Essas alternativas são apontadas pelo Secretário Municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, em entrevista nesta terça-feira, 8/4, para o Curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio. Segundo o Arolde, todas as vias da cidade chegaram ao seu limite, esgotando-se as possilidades de duplicação.

A Barra, explica, é o bairro que mais cresce no Rio, cerca de seis vezes mais que a média da cidade e, por isso, os congestionamentos estão dando um nó na região. " Temos que ter consciência que o automóvel, que ocupa 60% do espaço público e transporta apenas 20% da população, não é transporte público. Além disso, se constitui num grande agressor do meio ambiente". Argumenta que o T -5, já pronto para a licitação, vai racionalizar a bacia de transportes composta por Jacarepaguá, Madureira e Penha, integrando-a à linha 2 do metrô e à Supervia.

Nenhum comentário: