diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Mudança de fuso horário no Acre e Amazonas volta a gerar polêmica na Câmara

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Mudança de fuso horário no Acre e Amazonas volta a gerar polêmica na Câmara

Quase dois anos depois de o Acre e parte do Amazonas terem tido seu fuso horário alterado por lei, o Congresso Nacional poderá promover mais uma mudança nos relógios da população do extremo oeste do país. Está em análise na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados o PL 5.983/2009, que pretende restabelecer o fuso fixado em 1913 para a região. Atualmente, o Acre e o Amazonas estão com fuso horário de -4 horas em relação a Greenwich, em cumprimento à Lei nº 11.662/2008. Antes desta lei entrar em vigor, o fuso na região era de -5 horas.

O autor do projeto, deputado Marcelo Serafim (PSB/AM), defende que a mudança promovida em 2008 prejudicou a população local. "Não há justificativa para manter este atual fuso horário, que vem causando sérios danos biológicos e psicológicos para a população do Acre e dos municípios do sul do Amazonas", afirma na justificativa do projeto. O maior problema é que a mudança no horário, na prática, fez com que os habitantes locais "perdessem" uma hora no início da manhã: as aulas escolares, por exemplo, se começam às 7h, na prática, a sensação horária é de 6h.

"É como se fosse horário de verão o ano todo", exemplificou o relator do projeto, deputado Arolde de Oliveira (DEM/RJ). O relator é favorável à aprovação do projeto argumentando que, além de prejudicar a saúde da população, a mudança de fuso afeta a segurança dos moradores e eleva até mesmo os gastos dos habitantes da região, uma vez que aumenta o consumo de energia pela manhã.

Oliveira apresentou seu relatório pela aprovação na última reunião da CCTCI, realizada na quarta-feira, 19, mas o projeto não chegou a ser votado. O motivo foi o fato de que, no momento, tramita no Congresso Nacional uma proposta de plebiscito, onde a população do Acre e dos municípios afetados pela mudança de fuso no Amazonas serão ouvidos se preferem manter o novo horário ou voltar ao fuso anterior. O deputado Júlio Semeghini (PSDB/SP), que presidiu a reunião, convenceu o relator a retirar o projeto de pauta para que fosse feito antes um levantamento se existem outros projetos envolvendo o assunto, evitando assim que o Congresso siga alterando o fuso na região.

Pressões

O projeto deverá voltar à pauta na próxima semana, segundo acordado entre Oliveira e Semeghini. Apesar de ter concordado com o adiamento, o relator deixou claro que discorda da ideia de aguardar a realização do plebiscito (que ainda precisa ser aprovado no Senado Federal) para que o fuso original seja restabelecido. "Não é preciso empreender tanto custo e energia para saber que a mudança prejudica a saúde e afeta o conforto e a segurança dos estudantes e trabalhadores nos estados atingidos. Um país com dimensões continentais como o Brasil, que aspira tornar-se uma potência mundial, comporta perfeitamente ter quatro fusos horários", argumentou o deputado.

Oliveira atacou ainda a motivação para a mudança no fuso dos estados do Norte. A troca no fuso sempre contou com forte apoio das empresas de radiodifusão, que eram obrigadas a fazer grandes alterações em suas programações para atender à classificação indicativa nesses estados antes da mudança. Para Arolde Oliveira, não é aceitável promover uma alteração tão significativa na vida de um grupo de brasileiros apenas para atender a uma demanda empresarial.

"Acho que é um absurdo a gente depreender um esforço enorme para mudar uma coisa que estava dando certo há 100 anos. É tudo por pressão econômica, para atender às novelas, aos grupos de mídia", criticou o parlamentar. Caso o projeto seja aprovado, a lei em vigor será apenas parcialmente alterada. Isso porque a nova lei alterou ainda o fuso horário da parte ocidental do Pará de -4 horas para -3 horas em relação a Greenwich. Essa mudança deverá ser mantida, mesmo com a aprovação do projeto em discussão.

2 comentários:

IKEOZZ disse...

TENHA SEU BLOG PROFISSIONAL E DESTAQUE-SE!!!!!!!!!
Tem um blog no Blogger, no Wordpress é ótimo.
Mas qualquer um que usa sabe das limitações dos sistema gratuitos.
VOCÊ JÁ VIU UM BLOG REALMENTE DE SUCESSO HOSPEDADO EM UM SERVIÇO GRATUITO?
Pensando nisso, a Webstate criou o plano BLOG PROFISSIONAL.
POR APENAS 5,99 ao MÊS você pode ter seu BLOG Wordpress, Nucleus ou B2evolution.
E MAIS...
VOCÊ AINDA GANHA O REGISTRO DE UM DOMÍNO.COM PARA SEU BLOG!
E AINDA INSTALAMOS SEU SCRIPT E ATÉ SEU TEMPLATE ESCOLHIDO DE GRAÇA!
TER UM BLOG COM DOMÍNIO PRÓPRIO, COM EMAIL e LAYOUT EXCLUSIVO E PERSONALIZADO VAI TE DESTACAR DA MULTIDÃO!
E QUE MULTIDÃO!
Não perca tempo, acesse: www.webstate.com.br saiba mais e assine seu plano BLOG PROFISSIONAL!
NOTA: Você ainda pode participar do WebSócios o ÚNICO PROGRAMA DE AFILIADOS que para 30% DE COMISSÃO POR TODO PAGAMENTO DE SEUS INDICADOS. PARA SEMPRE.

Arthemis disse...

Interessantíssimo esse post. Penso como o deputado, um fuso horário que foi bom durante 100 anos, pode perfeitamente continuar assim. Só por motivos muito sérios, se deve alterar os hábitos de uma determinada população. Vou fazer questão de acompanhar os trâmites propostos.